Olá!! Aproximam-se os dias com bom tempo, dias de verão, com sol e temperaturas óptimas para festas! Também, com eles começam a chegar as celebrações religiosas, como casamentos, baptizados e comunhões que normalmente se concentram nestas alturas do ano devido precisamente ao bom tempo que lhe é característico! Por isso mesmo, é necessário tomar precauções quanto a alguns aspectos gerais destas festas, mas em particular ao bolo principal do evento. Assim o faço, nos bolos da JoaninhaDoce e lembrei-me que poderia ser útil para ti saberes disto também!
Tempo quente convida a festas
Ninguém fica elegante com vestido de cerimónia e mil agasalhos por cima, não é? Então, para evitar isso, esta é a altura ideal para marcar as festas religiosas que pedem um “modelito” mais requintado! Não é à toa que, a época alta dos casamentos é sensivelmente entre Maio e Outubro. Pois não! Nestes meses, o sol aparece com mais frequência e aumenta as temperaturas. Já para não falar nas horas de exposição solar que aumentam nesta altura, parecendo que faz render um pouco mais o dia. Não só nos casamentos preferem estas datas, mas a época das comunhões e baptizados também e, pelos mesmos motivos!
Bolos que são obras de arte
Chegada a data da celebração, existe uma série de itens que é necessário estarem já definidos previamente para que no dia da festa tudo esteja pronto. Não só a comida ou a bebida, mas o bolo principal/dos noivos, também não é excepção! Assim, ocasiões tão especiais, pedem também um cuidado redobrado no que toca a toda a apresentação do espaço e das mesas onde decorre o casamento, o baptizado ou a comunhão. Também aqui, os bolos são tipicamente decorados com técnicas mais elaboradas apresentando um design mais trabalhado, assumindo quase o papel de uma peça de arte!
Bolos expostos em casamentos, batizados e comunhões
É natural que o bolo principal/dos noivos esteja exposto na mesa do bolo durante toda a festa. Pois, se é um momento especial que pede um bolo especial, não fará sentido tê-lo guardado durante o evento! Por isso, faz sentido que ele esteja visível para todos, como uma obra de arte que é, na mesa que lhe dá destaque! Contudo, devido ao tempo mais quente desta altura do ano, é necessário ter alguns cuidados para possibilitar que o bolo possa estar exposto durante horas e que ainda assim seja seguro saboreá-lo…
Cuidados a ter com os bolos expostos
Não é uma questão de estética, mas principalmente de segurança alimentar! Existem alguns ingredientes que pela sua composição necessitam de ser mantidos em temperaturas muito baixas (de frigorífico). Um óptimo exemplo é o chantili, que muitas vezes é usado na cobertura dos bolos nos casamentos, comunhões e baptizados. Ele permite algumas decorações interessantes e uma cobertura bonita, mas se estiver exposto à temperatura ambiente muito tempo desenvolvem-se microorganismos que são prejudiciais à saúde, podendo originar em casos mais extremos intoxicação alimentar. Assim, para evitar estas situações, convém usar coberturas e recheios mais seguros e que possam aguentar temperaturas mais altas durante mais tempo. Uma boa opção é a pasta de açúcar, que nestas situações apresenta algumas vantagens.
Decorações dos bolos
É muito frequente nos bolos de casamento, comunhão e baptizado usarem-se flores na decoração. As flores dão sempre um ar requintado, uma alma diferente a qualquer bolo, é verdade! Mas também é verdade que nestas celebrações religiosas o nº de convidados é tendencialmente maior. Por isso, também por questões de segurança alimentar, será importante ter atenção à utilização de flores naturais em bolos. Assim, devem informar (no caso dos produtores) ou tentar estar informados (no caso dos clientes) para evitar situações menos agradáveis relacionadas com a saúde de todos os convidados.
Nos bolos da JoaninhaDoce faço sempre estes alertas pois parece-me importante manter os clientes informados!
E tu? Já tinhas pensado nesta perspectiva da exposição dos bolos durante horas na mesa?
Beijinhos doces
Joana Tedim
1 comentário
Calor: um inimigo dos bolos? - JoaninhaDoce · 10/07/2019 às 19:24
[…] aqui falei de alguns cuidados a ter com os bolos em exposição nas festas. Tendo isto em atenção, na JoaninhaDoce esta questão fica resolvida por usar nos bolos, apenas […]