Uma dos temas de que gosto muito é a segurança alimentar! Aliás, se acompanhas o blog sabes que é um assunto bastante falado por aqui… Desta vez vamos falar de frigoríficos! Todos nós temos um em casa e por isso ele é uma peça fundamental na nossa cozinha e na JoaninhaDoce não é excepção. Por isso, convém cuidarmos deles e perceber de que forma eles podem ser óptimos aliados no que toca a manter os nossos produtos conservados da melhor forma.
A importância do frigorífico
Um dos factores que mais influencia o crescimento de microorganismos nos alimentos é a temperatura. Contudo, quando os alimentos estão expostos a temperaturas entre os 0ºC e os 5ºC o crescimento microbiano acontece a uma velocidade muito mais reduzida. Por isso, se mantivermos os alimentos no frigorífico – e portanto nestas temperaturas – os alimentos irão permanecer saudáveis durante mais tempo. Nesta lógica é de extrema importância que os alimentos mais perecíveis (por serem mais “sensíveis”) sejam armazenados no frigorífico para se manterem seguros.
Como organizar o frigorífico
Uma vez que a temperatura no interior do frigorífico não é uniforme em todos os lugares, deve-se tirar o maior partido dessas variações para assegurar uma melhor conservação dos alimentos. Assim, a melhor forma de organizar os alimentos no frigorífico é como se vê neste esquema:
Para evitar o desperdício
- Não se deve encher o frigorífico demasiado. É importante deixar espaço para que o ar frio circule e cumpra a sua função de refrigerar.
- Os alimentos cozinhados ou restos de alimentos deverão sempre ser armazenados no frigorífico em caixas herméticas bem fechadas para evitar que haja contaminação de uns alimentos para os outros dentro do frigorífico, evitando assim que se estraguem com mais rapidez.
- Os alimentos que estejam mais próximos do final da validade devem ser armazenados à frente dos restantes porque assim terão mais hipóteses de serem consumidos antes dos restantes.
Então, gostaste destas sugestões? Sabias destas “dicas” sobre o armazenamento no frigorífico? E espero que esta lista te ajude a conservar os alimentos da melhor forma, evitando o desperdício!
Joana Tedim
0 comentários