Olá!
Na semana passada falei-te sobre as 5 vantagens da pasta de açúcar nos bolos. Então hoje, achei pertinente falar-te à cerca do que lá vai no interior: os recheios.
De facto, eu que tenho formação na área da segurança alimentar, tenho interesse no mundo dos bolos e festas, participo em fóruns e grupos sobre estes temas, vejo com frequência o desconhecimento de algumas pontos de extrema importância para a segurança alimentar no que respeita aos recheios a utilizar em bolos com pasta de açúcar!!
Neste tipo de bolos não é necessário uma lista infindável de cuidados, mas é necessário ter alguns aspectos em consideração.
Por que razão?
Quando vejo montras frigoríficas com bolos em pasta de açúcar, estes apresentam-se normalmente com um aspecto pegajoso, muito brilhantes e a ressoarem. Em alguns casos até, se são usadas cores diferentes consegue-se perceber que as cores mais fortes mancham as cores mais claras. Pois isto acontece devido a esse não ser o habitat ideal para a pasta de açúcar. A pasta de açúcar reage mal à humidade. Como é feita à base de açúcar, a pasta acaba por se ir dissolvendo com a humidade características dos frigoríficos, tornando-a melosa e brilhante. Isto acontece, muitas vezes, pela necessidade de refrigerados dos recheios que são usados. Assim, por este motivo, haverão então recheios mais adequados do que outros a utilizar nestas situações!
O que se deve evitar?
Todos os tipos de recheios que necessitem de refrigeração para se conservarem em boas condições, não devem ser usados em bolos cobertos com pasta de açúcar!! Utilizando recheios que necessitem de frio, os bolos não poderão ser expostos na mesa durante a festa. Nestes casos deverão permanecer no frigorífico e ser retirados apenas no momento do corte do bolo. Mesmo que esta razão não seja impeditiva de utilizar recheios mais sensíveis à temperatura, se tivermos em consideração que muitos dos bolos decorados com pasta de açúcar levam HORAS a serem decorados, isso também pode colocar em causa a segurança deste tipo de recheios. Pois estarão algumas horas sem a refrigeração que necessitam e podem estragar-se nesse espaço de tempo.
Assim, na minha opinião, as duas coisas não são definitivamente compatíveis no mesmo bolo! Por essa razão nunca devem ser usados para rechear bolos com pasta de açúcar recheios que contenham:
- fruta fresca (pedaços de fruta crua);
- chantili;
- natas cruas;
- ovos crus;
- queijo-creme/mascarpone, etc.
Quais os mais seguros então?
Ora, para conseguir o equilíbrio, o que faço na JoaninhaDoce é usar recheios possíveis de manter em boas condições sem necessidade de refrigeração, até porque é uma pena não ter os bolos decorados expostos na mesa durante toda a festa. Assim sendo, os recheios mais seguros e que se podem utilizar são:
- compotas, geleias ou coulis;
- brigadeiros;
- ganaches;
- doce de leite;
- doce de ovos (cozinhados a temperaturas elevadas);
- creme de manteiga (buttercream), etc.
Assim, consigo garantir que os bolos decorados que faço não correm o risco de prejudicar a saúde de quem os prova.
Então aqui fica o conselho: sempre que comprares um bolo decorado com pasta de açúcar ou até se fizeres para alguém certifica-te que os recheios utilizados são adequados e não colocam em risco a saúde de ninguém!
Beijinhos doces
Joana Tedim
1 comentário
Bolos em exposição nas festas - JoaninhaDoce · 22/05/2019 às 16:45
[…] extremos intoxicação alimentar. Assim, para evitar estas situações, convém usar coberturas e recheios mais seguros e que possam aguentar temperaturas mais altas durante mais tempo. Uma boa opção é a pasta de […]