Olá! Como é que o bolo de aniversário se tornou tradição nos aniversários como o conhecemos hoje? Porque se apagam as velas no bolo de aniversário? Já deves ter reparado que gosto de questionar-me sobre as coisas… Sim! E normalmente partilho contigo aqui no blog as respostas sobre estas coisas doces. Desta vez, lembrei-me que seria interessante saber porque surgiu a tradição de se comemorar os aniversários com bolo e de apagar as velas! Então aqui vai…

Bolo para comemorar

Já falei te falei sobre a história do cake design e de como surgiram os bolos decorados. Mas o porquê do bolo de aniversário (mesmo aquele mais simples) e das velas ficaram por explicar… E sem bolo, não há festa, certo? Por isso, se há coisa que não pode faltar para comemorar um aniversário, é ele! Nesse sentido, na JoaninhaDoce tenho sempre imensos pedidos de bolos de aniversário. Porque o bolo, sendo o rei da festa, convém que seja especial, não é? Muitas vezes até sem organizar uma grandiosa festa, o bolo de aniversário não pode deixar de estar presente para comemorar mais um ano de vida!

O bolo de aniversário

Sobre a origem da festa de aniversário já te tinha falado aqui no blog e é no seguimento desta que surge o bolo de aniversário. Assim, nas comemorações da antiga Grécia era usual prepararem-se tortas circulares à base de pão e mel. Estas tinham o objectivo de homenagear a deusa Artemis (deusa da lua e da fertilidade) como forma de agradecer a protecção de mais um ano de vida. Por isso as tortas tinham a forma de um círculo (como a lua). Este “bolo grego” ficou popular e começou a ser adoptado por outras culturas, dando assim origem ao bolo de aniversário que hoje conhecemos. Contudo, actualmente são inúmeras as formas e decorações que podemos utilizar para os bolos de aniversário.

As velas no bolo de aniversário

Relativamente à tradição sobre as velas nos bolos de aniversário existem várias versões. Por um lado, umas dizem que os gregos utilizavam as velas sobre as suas tortas circulares pois simbolizavam o brilho da lua (homenagem à deusa Artemis). Por outro lado, havia outros que acreditavam que o fumo da vela acesa levava  as preces de agradecimento à deusa até ao céu. O que é certo é que, a tradição das vela ficou popular e se multiplicou por várias culturas e não apenas usadas para as crianças. Pois, nos finais do século XVIII, existem registos de homens nobres mandarem fazer grandes bolos de aniversário para colocarem neles uma vela por cada ano de vida.

Comemorar o aniversário

De qualquer forma, o que importa é que nas datas importantes comemoremos com quem é mais importante para nós. Seja com os amigos ou seja com a família, estar rodeado daqueles que mais amamos é o melhor presente. Mas ainda assim, cabe sempre um bolo especial, sem necessidade de nos prendermos na tradição do “bolo grego”… Por isso, actualmente, a imaginação é o limite: bolos quadrado, bolos com pasta de açúcar, etc. Muitas vezes o mais difícil é mesmo calcular a quantidade de bolo que vamos precisar para servir aqueles que nos acompanham na vida!

Sabias como tinham surgido estas tradições? Costumas comemorar o aniversário com uma grande festa ou apenas um bolo especial?

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *