Olá! Será que um bolo pequenino fica “mais em conta”? Bolos pequenos são bolos mais simples? Aparentemente sim… Mas, e se eu te disser que não?! Acreditas? Eu explico…

A maioria das vezes recebo pedidos na JoaninhaDoce de bolos para festas com muitos convidados, como batizados ou comunhões, ou ainda aniversários com datas mais marcantes. Festas nas quais participam a família mais alargada, os amigos, os vizinhos, etc.

Outras vezes, há celebrações mais intimistas, onde está presente apenas a “família de casa”. Nestas, apesar de o número de pessoas a “cantar os parabéns”, por vezes não chegar a completar os dedos de uma mão, sabe sempre bem um bolo especial e delicioso para celebrar a ocasião de forma mais reservada! Assim, nestas situações a solução passa por pedir um bolo mais pequeno… E o que observo é que em algumas destas situações os clientes assumem que um bolo mais pequeno é um bolo que, por ter menos quantidade, será mais barato, certo? Errado! Tenho falado aqui no blog sobre alguns aspectos que explicam a minha perspectiva sobre os bolos decorados e as políticas que pratico na JoaninhaDoce e deixo-te aqui a minha visão sobre o assunto…

Bolos caseiros

As massas e recheios de todos os bolos são receitas desenvolvidas de raiz por mim. Testadas e reajustadas vezes sem conta! Não foram retiradas de nenhum qualquer livro ou site da Internet. São exclusivas! Além disso, são receitas que apenas usam ingredientes de verdade para compor os bolos deliciosos, fofos e húmidos que apresento, e no qual a minha mão tem – literalmente – que envolver os ingredientes para funcionarem em conjunto. Todos os bolos na JoaninhaDoce, seja um bolo pequenino ou um grande, não surgem de um preparado em pó ou pré-feito que se compra numa qualquer loja de artigos de pastelaria e no qual se junta água ou leite (e que em 2 segundos fica pronto para ir ao forno!).

Quantidade VS Tempo

Pela necessidade de intervenção humana, inevitável no preparo das massas e recheios disponíveis na JoaninhaDoce, o seu custo não é apenas dos ingredientes mas também do tempo de trabalho. Para ser mais fácil entender, vamos fazer aqui uma paralelismo com as refeições da uma família de 4 pessoas. O acompanhamento para o almoço vai ser arroz de tomate. Se fizer o arroz para os 4 vai levar exactamente o mesmo tempo que fazendo apenas para 2, diferindo apenas a quantidade de arroz que coloca. Ou seja, no final temos o dobro do arroz com o mesmo tempo despendido. Nos bolos acontece o mesmo. Por isso, o valor (sem contar a decoração) de um bolo para 10 pessoas não poderá ser metade de um bolo para 20 pessoas (por exemplo), pois o tempo de trabalho que um e o outro consomem é o mesmo…

Garantias

É comum, atualmente, ver no Facebook páginas que vendem bolos que são feitos em casa (mas nem sempre são caseiros!). Contudo, muitas destas páginas vendem de forma ilegal e não cumprem os critérios mínimos de higiene e segurança alimentar, não dando, por isso, garantias de um produto final seguro para o consumo. No caso da JoaninhaDoce, tendo a actividade legalizada e a cozinha certificada para a produção de bolos e sobremesas, o cumprimento das regras de segurança alimentar não são uma opção e sim uma necessidade, que dá aos meus clientes as garantias necessárias de um produto de confiança, seja ele um bolo grande ou um bolo pequenino. Aliás, tenho atualmente um projeto de formação e consultoria sobre Licenciamento e HACCP para pequenos produtores, com o intuito de que estes (os mesmos que têm as páginas de facebook ativas) possam dar as mesmas garantias, tornando os seus produtos igualmente seguros.

Entendes agora porque um bolo pequenino não é apenas um bolo simples ou baratinho? Já tinhas pensado nesta perspetiva? Espero que esta reflexão te tenha ajudado a perceber um ponto de vista diferente! Ainda achas que um bolo pequenino é obrigatoriamente mais “em conta” do que um maior?

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *