Bolo naked é o mesmo que bolo semi-naked? Será que há diferenças? Ou será que são iguais? Pois bem, em alguns pedidos que tenho recebido na JoaninhaDoce tem acontecido de haver alguma “confusão” com os dois conceitos. É normal que quem não é da área ache que é tudo igual e apenas uma questão de expressão. Contudo, eu enquanto profissional de cake design, sei que existem diferenças a nível visual e também de execução de um para o outro. Por isso, tento sempre deixar claro o que é um e o que é o outro. Assim, evitam-se falhas de comunicação, e “mal-entendidos”.
Os bolos rústicos
Nas festas actualmente tem-se visto com frequência escolherem temas rústicos. Seja a floresta, o bosque, a natureza, animais, etc. O que é certo é que os bolos estilo naked e semi-naked, têm vindo a ganhar fãs estando bastante na moda, nos dias de hoje. Se chegaste até aqui e não conheces o conceito deves estar a perguntar-te: – Mas o que são afinal os bolos naked e semi-naked e qual a diferença entre eles? Eu explico!
Bolo Naked
Naked traduzindo para português significa “nu”. Isto é, de uma forma literal são bolos nus. Ou seja, são bolos que não têm qualquer cobertura que esconda de forma total ou parcial a massa do bolo. Nestes normalmente vêm-se nitidamente as camadas de bolo e de recheio, pois estão completamente à vista.
Bolo Semi-Naked
Semi-Naked traduzindo para português significa “semi-nu”. Pegando na definição anterior, os bolos semi-naked são bolos que estão semi-cobertos, pois não estão totalmente “nus”. Nos bolos semi-naked normalmente é aplicada uma camada de cobertura muito fina que deixa visíveis várias partes da massa do bolo.
E na JoaninhaDoce?
Gosto imenso deste tipo de bolos, pois acho que ficam muito elegantes. Contudo, também não dispenso complementá-los com apontamentos de decoração em pasta de açúcar (os meus preferidos!) ou com alguns toppers ou frutas. Normalmente, nos bolos da JoaninhaDoce, aconselho a optar pelos bolos semi-naked. Isto porque as minhas massas são muito fofas, e por esse motivo deixam várias migalhas espalhadas nas camadas do recheio (entre as camadas de bolo). Desta forma, se não colocar nenhuma camada de cobertura, a camada do recheio que fica visível nunca fica totalmente perfeita. Assim, a forma de contornar essa condicionante – até porque está fora de questão reduzir na qualidade e sabor dos meus bolos – sugiro sempre o formato semi-naked que dá um acabamento igualmente rústico, mas mais perfeito.
E tu sabias destas diferenças entre os bolos naked e semi-naked? Espero que tenhas gostado desta explicação e que ela te tenha ajudado a compreender a diferença entre os dois tipos de decoração!
Autoria: Joana Tedim
0 comentários