Todos os trabalhos que desenvolvo na JoaninhaDoce, quer sejam bolos quer sejam festas, têm sempre por base um Tema! O tema é sempre o meu ponto de partida para o desenvolvimento do conceito que apresento (quer nas propostas iniciais, quer depois no resultado final)! Por isso, se não definir um tema fico um pouco perdida… Pois quando estou na fase de desenvolvimento do conceito para a decoração, o meu pensamento vai-se desencadeando em função das ideais relacionadas com o tema em questão: que cores conjugam, que materiais o caracterizam, etc.
Vamos fazer um teste
Podemos fazer um exercício rápido para perceberes o que quero dizer. Se eu disser: “- Pensa em qualquer coisa!”. Imediatamente começas a pensar várias coisas, mas que nada têm a ver entre si. Que a massa do almoço estava ótima… Ou que na quinta-feira tens consulta… Que queres ir comprar o livro X… etc. Ou seja, temos imensos pensamentos mas não são estruturados, são completamente aleatórios! Mas e se eu disser: “- Pensa no circo!” O que te ocorre? Provavelmente vais pensar em palhaços, animais, cores fortes e vibrantes, vários padrões misturados… e por aí fora. Assim, acabaste de ter pensamentos mais estruturados, certo? Pensaste em coisas que combinam umas com as outras! Pois é isso que a definição do tema traz ao desenvolvimento do conceito na decoração: passamos a pensar em função de um “denominador comum”. Por isso, o nosso pensamento gera ideias mais focadas em vez de se dispersar.
Vamos pensar no tema
Já disse anteriormente que a definição do tema é um dos primeiros 10 passos para a organização de uma festa. Mas… e quando não temos nenhuma ideia para o tema?! Ficamos bloqueados, pois a seguir não surgem ideias sobre que cores usar, nem que tipo de materiais ficam bem, etc. Então podemos conseguir definir o tema respondendo a algumas perguntas:
1º – Que tipo de ocasião quero celebrar? Por exemplo: aniversário, batizado, chá de bebé, bodas de casamento, etc.
2º – Quem é a pessoa principal da festa? Por exemplo: se é um aniversário será o aniversariante, se for umas bodas de casamento será o casal, se for um chá de bebé serão os pais e o bebé que vai nascer, etc.
3º – O que a pessoa gosta? Podem ser hobbies que a pessoa tenha, pode ser a profissão, algum programa preferido, algum desporto que pratique, etc.
4º – Qual é o estilo da pessoa? Aqui, podemos pensar em características de personalidade: se a pessoa é aventureira, se é muito feminina, se é extravagante, etc.
5º – Que cores é que a pessoa gosta? Muitas vezes apenas a cor pode ser o tema principal, ou incluir essa(s) cor(es) num tema principal…
No final de responder a todas as questões, basta unir toda a informação e provavelmente estará mais claro na tua cabeça qual o tema a escolher.
Para apresentar propostas de decoração nos trabalhos que faço na JoaninhaDoce é sempre esta lógica que utilizo e comigo resulta muito bem. Fico logo com mil ideias para desenvolver o projecto. Espero que te ajudem a ti também!
E se tiveres alguma dica para acrescentar a estas, escreve-a aqui nos comentários. É muito bom ter outras ideias!
Beijinhos doces
Joana Tedim
1 comentário
25 ideias de temas para festa de 1º aniversário - JoaninhaDoce · 09/10/2019 às 17:55
[…] Aliás, falei sobre isso aqui no blog na semana passada. E ainda te deixei algumas dicas de como escolher o tema em 5 passos. Contudo, basta pensar, por exemplo, nas festas de 1º aniversário em que a criança (por ser […]