Olá! Com o calor que se faz sentir nestes dias, a primeira coisa que me lembrei foi: os bolos deste fim de semana vão ser complicados de fazer! A temperatura é um factor que influencia (e muito!!!!) o trabalho de qualquer cake designer. Contudo, se precisas de bolos magníficos para festejar qualquer ocasião especial em dias muito quentes, tenho boas notícias para ti!! Queres saber quais? Então continua a ler…

Fazer bolos com o calor

Um dos pilares da JoaninhaDoce são as receitas caseiras, feitas de raíz (seja massas de bolo ou recheios, ou outros doces como cupcakes, cakepops, etc.). Para isso, preciso (obviamente) de usar o forno para fazer as massas e de usar o fogão para os recheios. Assim, estas duas fontes de calor acabam por aumentar a temperatura da cozinha de onde saem estes doces tão bons da JoaninhaDoce. As condições de trabalho complicam-se nestes dias de muito calor, onde o ar, por si só, já é quente… Mas quem faz por gosto não cansa! Por isso, mesmo com estas temperaturas altas, faço questão de me manter fiel aos valores da JoaninhaDoce e continuar a oferecer os bolos mais lindos com o mesmo paladar maravilhoso de sempre.

Trabalhar as decorações

Alguns tipos de decorações são mais susceptíveis de serem influenciadas pelo calor que se faz sentir. Por exemplo, nas decorações em pasta de açúcar: o calor deixa a pasta mais mole e a colar às mãos com facilidade, por isso esta tem que ser trabalhada muito rapidamente para diminuir estes efeitos. Também no caso dos drip cakes (bolos com efeito escorrido), como o drip é feito com chocolate e o chocolate é muito sensível à temperatura a que está exposto, tem que se ter em atenção estas condições atmosféricas para obter um bom resultado.

Festas no verão

O verão é altura de festas por excelência. Para já, estava tímido, mas lá resolveu aparecer por estes dias com temperaturas bem altas! Por um lado, as temperaturas de verão convidam a festas ao ar livre. Por outro lado, existem alguns condicionalismos relativamente às comida que é necessário ter em atenção para que tudo corra bem. De certa forma, bebidas frescas são essenciais e os frigoríficos ficam rapidamente cheios com tudo o que é necessário refrescar para servir durante a festa. Perante este cenário, o espaço refrigerado para os bolos fica reduzido. Também, o certo é que, depois de passar horas (e horas!!) a decorar um bolo, acho um grande desperdício mantê-lo escondido no frigorífico e mostrá-lo apenas segundos antes de o “desmanchar”!

Calor e bolos em exposição

Já aqui falei de alguns cuidados a ter com os bolos em exposição nas festas. Tendo isto em atenção, na JoaninhaDoce esta questão fica resolvida por usar nos bolos, apenas massas e recheios que não necessitem de ser refrigerados. Desta forma, os bolos poderão ser exibidos na mesa durante a festa e não ocupar lugar no frigorífico, tão necessário para os refrescos. Nesta perspectiva, não acho que o calor seja um inimigo dos bolos. Apenas terá que se ter os cuidados necessários para “dar a volta à situação”! Porque não usar a “desculpa” do calor e da falta de espaço no frigorífico para ter à vista, durante mais tempo, aquela obra de arte que é o bolo principal da festa?

E tu? Nas festas, costumas ter este problema de espaço no frigorífico? Concordas com esta minha perspectiva?  O que pensas  sobre isto?

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *