Os bolos decorados são bolos especiais! São bolos que são feitos de forma exclusiva para aquela situação. Não se repetem, não se replicam! Têm sempre muito carinho e trabalho envolvido. Por isso, em determinadas datas mais marcantes da nossa vida, existe a vontade de ter um bolo que assinale a data e que seja também ele muito especial. E os bolos decorados são os ideais para estas situações pelos motivos que referi no início. Contudo, nem sempre é fácil teres aquele bolo dos teus sonhos … Aquele que idealizaste e que combina na perfeição com o sentimento que aquela data especial representa para ti. Por isso, deixo-te aqui 3 dicas para que te seja facilitada a tarefa de conseguires o bolo dos teus sonhos:

1. Contextualizar o bolo

Enquanto cake designer, entendo a importância de perceber o contexto em que o bolo vai estar inserido. Qual é a ocasião a celebrar? É para menino ou menina? Qual a idade (seja adulto ou criança)? Quantos convidados vai ter? Em que ocasião é que vai ser servido o bolo? Que tipo de decoração vai ter a festa? Tudo isto são perguntas que ajudam a dar um contexto ao bolo e que facilitam no processo de criação do design. Porque se estamos a falar de bolos personalisados e “desenhados” especialmente para determinada ocasião, convém perceber “os moldes” dessa ocasião, para garantir que as propostas que são apresentadas para o bolo vão de encontro ao idealizado.

2. Referências visuais

Este ponto pode diferir de profissional para profissional, mas no meu caso (na JoaninhaDoce) eu prefiro sempre que me enviem referências visuais do bolo idealizado. Normalmente, duas ou três imagens são suficientes para perceber a linha do design a seguir. Nem sempre conseguimos exprimir por palavras aquilo que idealizamos na nossa mente. Por isso, às vezes torna-se mais fácil mostrar uma imagem que se tenha de referência e apontar nela aquilo que mais agrada e aquilo que se dispensa.. Isso não quer dizer que depois o bolo seja exatamente igual ao da imagem. Aliás já falei aqui sobre não existirem bolos decorados iguais… Significa apenas que há uma orientação mais concreta para chegar ao bolo dos teus sonhos de forma certeira.

3. Encomendar com antecedência

Este é talvez dos pontos mais importantes! Quando falo em antecedência não me refiro a uma semana! Em cake design isso não é antecedência! Refiro-me a 1 mês no mínimo! O cake design é um trabalho criativo, por isso muitas vezes carece de inspiração. Entre apresentar propostas, ajustes nos pormenores e acordo na encomenda às vezes passam alguns dias. Além disso, existem trabalhos que pelo tipo de decoração necessitam de ser realizados alguns dias antes para prevenir tempos de secagem das peças (por exemplo figuras modeladas ou flores). Por isso, é sempre útil ter alguns dias de antecedência para ser possível organizar o trabalho de forma a que possas ter o bolo com que sempre sonhaste, sem percalços nem atrasos!

E tu, costumas usar estas dicas para encomendar os bolos especiais? Espero que elas te ajudem a teres o bolo com que sempre sonhaste!

Autoria: Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *