Olá! Esta semana a reflexão é sobre como é possível fazer um bolo exactamente igual a outro. Há uns tempos, surgiu-me uma situação na JoaninhaDoce em que alguém me pedia um bolo exactamente igual ao da fotografia que me enviava. Apesar de, não muito frequente,  já não é a primeira vez que me deparo com uma situação do género. Por isso, achei por bem falar dela aqui no blog. Queres saber porquê? Então continua a ler…

Um pedido inusitado

A expressão foi mesmo esta: “exactamente igual”. O bolo da foto era, todo ele, personalizado com modelagens e pormenores feitos à mão. Tinha, ainda, flores modeladas em pasta de açúcar. Claramente era um bolo lindíssimo, mas cheio de pormenor manual. Logo à partida, fiquei alarmada para uma possível desilusão por parte da pessoa que me perguntava se eu podia fazer um bolo exactamente igual àquele, pois claramente, para mim isso não existe…

Será possível bolos iguais?

Um bolo exactamente igual a outro, na minha perspectiva não é possível! Por isso, a minha resposta àquela solicitação foi muito clara! Expliquei que se queria um bolo, todo ele personalizado com modelagens e pormenores feitos à mão,  não me era possível fazê-lo exactamente igual… E, se por acaso, alguma cake designer lhe dissesse que o faria exactamente igual, estaria a mentir! Isto porque, por um lado, o jeito de “mãos” não é algo que se consiga replicar e por outro lado, um trabalho artesanal (manual) não é feito duas vezes com o mesmo resultado. Nem, sequer, eu conseguiria fazer um bolo exactamente igual a outro que eu própria tenha feito no passado.

Bolos personalizados são diferentes

Não podemos esperar que os bolos decorados sejam iguais. Por se tratar de bolos personalizados, tudo é feito de forma única! Irrepetível. Já aqui falei sobre algumas razões para não vender bolos decorados ao kg. E, uma dessas razões era precisamente a de que todos os bolos eram diferentes. Porque a personalização acarreta essa vertente de autenticidade e exclusividade. Pois são trabalhos feitos manualmente! Não existem máquinas para fazer personagens modeladas, ou flores… Existem, sim, algumas técnicas que se utilizam para determinados pormenores, mas cada cake designer vai incutindo ao longo do processo o seu cunho pessoal, as suas ideias e os seus gostos.    

A utilidade das referências

Por um lado, acho muito útil, quando as pessoas têm algumas referências de tipos de decoração e design que gostem. Por outro lado, não tem mal nenhum, essas referências materializar-se em fotos que encontram na internet. Aliás, muitas vezes até peço que me enviem as ideias que tenham recolhido. Elas são um bom auxílio para mim, enquanto cake designer, para perceber o estilo de decoração, as ideias, e os gostos da pessoa que me está a fazer um pedido de bolo. Contudo, não posso, de forma alguma, alimentar a expectativa de conseguir um bolo exactamente igual a outro, porque isso, no mundo dos bolos personalizados, não existe.

O que pensas sobre isto? Concordas com esta minha perspectiva? Ou achas que os bolos pesonalizados são replicáveis?

Beijinhos doces

Joana Tedim


1 comentário

Bolos da Internet - JoaninhaDoce · 13/11/2019 às 13:16

[…] falei disto no blog: não existem bolos iguais. Mesmo quando reproduzimos integralmente os elementos de outro bolo, a forma de modelar é […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *