Alguns aniversários serão passados este ano, dentro de quatro paredes e partilhados apenas com quem vive na mesma casa do aniversariante… As festas com muita gente deixaram de se fazer devido a esta imposição de isolamento social…
O mundo mudou!
O isolamento social a que nos vimos obrigados para salvaguardar a saúde (nossa e dos outros) obrigou-nos a ficar separados da família mais alargada! É difícil, sim! Contudo, isso não significa que quem tem o seu aniversário por esta altura não possa festejar. Muitas pessoas têm optado por fazer os seus próprios bolos em casa. Embora diferentes dos anos anteriores em que contratam o bolo decorado ou a mesa de festa, o dia não deve passar em branco! Sem duvida que esse é um “movimento” que eu apoio!!
Mas desta reflexão surgiu-me a ideia de falar um pouco sobre bolos pequenos. Porque nesta situação os bolos dos aniversários destes tempos de isolamento são para um máximo de 6 pessoas, na maioria dos casos.
Bolos pequenos
A maioria dos pedidos que chegam à JoaninhaDoce são para bolos para festejar com a família alargada, às vezes uma 20 ou 30 pessoas. Nesta situação isso deixa de ser possível… Aliás nesta situação nem sequer tenho aceitado encomendas precisamente para proteger os outros e a mim mesma de qualquer tipo de contacto… De facto, acredito que poderia ser uma situação em que, se fosse possível aceitar as encomendas de bolos, teria muitas pessoas a pedirem-me bolos para umas 4, no máximo 6 pessoas. Mas será que os bolos por serem pequeninos ficariam “mais em conta”?
Grandes sarilhos, porquê?
As massas e recheios na JoaninhaDoce são todos feitos de raiz, com ingredientes de verdade como lhes costumo chamar. Isso implica que, para cada bolo seja grande ou pequeno, haja a necessidade de intervenção humana no seu preparo e todo o processo. Por isso, o investimento de tempo na preparação da “base de um bolo” grande acaba por ser idêntica ao de um bolo pequeno. Depois, existe a questão da decoração. Se, por exemplo, o bolo é decorado com uma figura modelada e alguns pormenores, novamente vai demorar o mesmo tempo a realizar quer se trate de um bolo grande ou de um pequeno. Por isso, nem sempre os bolos decorados em formato pequeno significam um investimento menor do que os grandes. Exactamente por se tratar de um trabalho totalmente manual e personalizado, seria injusto “olhar” apenas à quantidade de bolo disponível.
Já tinhas pensado nesta perspectiva? Concordas?
Autoria: Joana Tedim
0 comentários