Olá!! Uma questão com que me deparo frequentemente é ter de calcular a quantidade de bolo necessária para os bolos. Acontece de algumas pessoas pedirem orçamento para um determinado bolo e referirem que pretendem um bolo com x kg. Mas a minha forma de calcular a quantidade de bolo necessária para os bolos na JoaninhaDoce é um pouco diferente da habitual. Por isso pareceu-me interessante partilhar contigo alguns aspectos que me levam a optar por fazer diferente.

A quantidade de bolo por fatia

A quantidade de bolo a servir varia consoante alguns factores (bem como a restante comida)… Tradicionalmente, calcula-se que a porção individual de bolo tenha 100g. Mas deve analisar-se a questão de forma mais profunda. Se no caso das pastelarias se pode aplicar perfeitamente (pois os bolos são muito standardizados e têm sempre pesos idênticos). No caso dos bolos decorados essa regra já não é tão válida! Porquê? Porque as massas e recheios caseiros por norma são mais pesados e a decoração também pode variar imenso. Nessa perspectiva, um bolo do mesmo tamanho irá pesar mais do que o da pastelaria… Desta forma, ou usamos uma porção de fatia menor (para equivaler em peso) ou assumimos que o bolo no geral será mais pesado. Inclusivamente, já expliquei qual a minha visão relativamente à encomenda de bolos decorados ao kg ou por orçamento, por isso não me vou alongar muito aqui.

Nº de convidados

Depois de analisada a questão da porção individual de bolo, é importante perceber quantas porções vamos precisar. Assim, a lista de convidados, é fundamental para perceber quantas pessoas estarão presentes. Dá-nos ainda, uma visão clara do número de adultos e de crianças possíveis.

Adultos e Crianças

A quantidade de bolo a calcular para servir um adulto é, por norma, maior do que a quantidade para uma criança. Naturalmente, a criança come menos do que o adulto. Por isso, a quantidade de bolo a servir a cada criança deverá ser sensivelmente 50% da porção de adulto (metade). Assim, pode-se considerar que bebés até aos 3 anos não comam bolo. Depois, dos 3 anos até aos 12 anos sensivelmente, considerar os 50% da dose de adulto. Dos 12 anos em diante, calcula-se porção de adulto.

Tipo de festa e momento do bolo

É importante considerar também o tipo de festa que vamos organizar. Numa festa em que a única sobremesa é o bolo é provável que todos os convidados queiram uma fatia de tamanho normal. Por outro lado, se na festa existe uma grande refeição, e várias sobremesas à disposição, sendo o bolo servido no final, provavelmente alguns convidados irão dispensar a sua fatia e outros optarão por saborear uma fatia mais pequena do que a porção normal. Assim o momento em que o bolo é servido pode ajudar também no cálculo da quantidade de bolo a encomendar/confeccionar.

A quantidade de bolo certa

O importante, é mesmo, que não falte bolo para todos!! O corte do bolo é sempre o momento alto da festa! Se o bolo acabar antes de todos os convidados estarem servidos, irá passar a ideia de que não pensou em todos os convidados, o que pode causar alguma desilusão e até um leve sentimento de abandono… Por outro lado, se sobrar quase o bolo inteiro depois de todos os convidados estarem servidos, vai transmite a ideia de que o bolo não era bom e por isso sobrou imenso… Em qualquer das situações a quantidade de bolo não foi bem calculada…

Confiança nos profissionais

É importante confiar nos profissionais para que possam orientar da melhor forma no cálculo da quantidade de bolo a servir, pois estão mais habituados a lidar com estas situações. Na JoaninhaDoce é isso mesmo que faço! Consoante o número de convidados, a ocasião a celebrar e o momento do corte do bolo indico o tamanho de bolo que melhor se adequa.

Achaste útil esta reflexão? Já tinhas pensado nesta questão das quantidades de bolo a servir? Costumas ter dificuldade no cálculo? Comenta aqui qual a tua maior dificuldade para o cálculo…

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *