Olá! Hoje falo-te de algo que é muito controverso no mundo do cake design. Estabelecer o valor a cobrar pelos bolos decorados nem sempre é tarefa fácil. Esta é, porventura uma das maiores dificuldades dos cake designers em geral.

Pois é! Para mim não faz sentido que os bolos decorados sejam vendidos ao kg. Mas muitas vezes recebo contactos na JoaninhaDoce que perguntam qual o valor do kg de bolo. Apesar de algumas vezes não ser muito bem compreendida, explico sempre que trabalho por orçamento e não ao peso. Ora, esta decisão está relacionada com 3 aspectos que eu considero importantes:

1. Massas e recheios com mais peso

Conheces aquela advinha: o que pesa mais 1kg de algodão ou 1kg de ferro? Pois bem, como já disse aqui, prezo muito a confecção caseira. Por isso, os meus bolos resultam normalmente em massas
bem húmidas e fofas, mas mais pesadas (comparativamente às pastelarias). Para terem uma noção mais clara, um cliente pediria numa pastelaria um bolo com 2kg para servir 20 convidados. No meu caso, para esses convidados eu usaria uma receita de massa e uma de recheio (numa forma de 20cm de diâmetro) que juntos pesariam uns 2,5kg. E agora pasmem-se: 2,5kg sem qualquer tipo de decoração, só massa de bolo e recheio! Ora, se eu fosse a contabilizar apenas o peso, não seria justo para o cliente que estaria a ser prejudicado, pois levaria uma barra de ferro pequenina e não um montão de algodão que lhe chegasse para todos os convidados.

2. Exclusividade dos bolos

As pastelarias normalmente fazem os bolos em série e, portanto, não existe exclusividade na peça. Para isso têm apenas que comprar em quantidades maiores a mesma matéria-prima para decorar todos os bolos. Isto permite que possam estabelecer um valor por peso, pois todos os bolos são idênticos. Por sua vez, o cake designer apresenta bolos exclusivos em cada situação, personalizando cada bolo. Para tal, ele tem de dominar diversas técnicas de decoração e ter ao dispor matérias-primas mais variadas para cada situação. Assim, como todos os bolos são diferentes, cada projecto é diferente do anterior. Por isso, não será justo nem para o cliente, nem para o cake designer cobrar o mesmo por algo que nunca é igual…

3. Tempo de decoração

Relacionado com o ponto anterior está o tempo da decoração. No cake design, sendo cada bolo diferente, o seu tempo de execução, naturalmente também o será. Decorar um bolo com cortadores de figuras não demora o mesmo tempo que modelar manualmente uma personagem, ou cortar e colar 120 borboletas num bolo. Além disso, por exemplo as flores modeladas à mão (a imitar flores reais), por norma são decorações super leves (uma flor pode pesar em média 30g). Contudo, o seu tempo de execução é demorado e, por isso, o peso não reflecte o trabalho manual que aí é desenvolvido. Ora, se estivéssemos a falar de vender um bolo com flores modeladas ao kg, o peso não pagaria o trabalho e as horas investidas nele, o que não seria minimamente justo para o cake designer.

É uma questão de justiça

Por estas razões, defendo que os bolos decorados não devem ser vendidos ao kg mas sim orçamentando cada situação de acordo com a sua especificidade. É assim que o faço na JoaninhaDoce e é assim que aconselho a todos que queiram enveredar por esta arte. Vender ao kg o que nos custa tempo não será um negócio justo para nenhuma das partes!

E tu? Achas que faz sentido esta reflexão? Qual pensas ser a situação mais justa?

Beijinhos doces

Joana Tedim


3 comentários

Quantidade de bolo, como calcular - JoaninhaDoce · 01/05/2019 às 12:12

[…] será mais pesado. Inclusivamente, já expliquei qual a minha visão relativamente à encomenda de bolos decorados ao kg ou por orçamento, por isso não me vou alongar muito […]

Bolos exactamente iguais, será possível? - JoaninhaDoce · 03/07/2019 às 12:45

[…] de bolos personalizados, tudo é feito de forma única! Irrepetível. Já aqui falei sobre algumas razões para não vender bolos decorados ao kg. E, uma dessas razões era precisamente a de que todos os bolos eram diferentes. Porque a […]

É só um bolo pequenino... Será? - JoaninhaDoce · 18/09/2019 às 16:37

[…] e recheios disponíveis na JoaninhaDoce, o custo não é apenas de ingredientes mas também de tempo de trabalho. Para ser mais fácil entender, vamos fazer aqui uma paralelismo com as refeições da uma família […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *