Queria experimentar fazer pão em casa já há algum tempo. Mas nunca me identifiquei muito com o processo de fazer pão que normalmente encontrava quando fazia as minhas pesquisas… O processo envolvia várias etapas entre as quais era necessário tempo de levedação. Confesso que, na cozinha, a paciência para esperar nunca foi o meu forte e receitas com muitos passos (ainda por cima com tempos de levedação entre eles) muito menos… Por isso, fui adiando esta experiência.
Com a imposição de isolamento social que entretanto se impôs e porque as saídas agora são apenas em casos muito extremos, nas últimas compras que fiz abastecei-me de ingredientes para experimentar fazer pão em casa. Porque para mim, o pão é o alimento básico da nossa alimentação e não pode faltar nunca cá em casa. E se não dá para ir buscar pão então há que arranjar maneira de ele aparecer sem sair de casa!
Na cozinha, sejam pratos salgados ou doces, gosto de receitas deliciosas mas simples e práticas de executar. Por outro lado, na decoração dos bolos da JoaninhaDode, já funciono ao contrário, perco-me no tempo com cada detalhe da decoração para apresentar um resultado com muita perfeição e pormenor.
Mas vamos voltar ao pão! Então, esta semana publiquei um pão que fiz em casa e que foi muito elogiado! Esta receita de pão “caiu-me do céu” nesta altura em que, por motivos de força maior, tanto precisava de uma boa receita de pão.
Ora então vamos lá fazer este pão em casa!
Ingredientes:
– 3 chávenas de farinha de trigo sem fermento (ou outra farinha sem fermento a gosto)
– 1 colher de café de fermento de padeiro seco
– 1 colher de chá de sal
– 1 chávena e ½ de água morna
Preparação:
- Numa taça junta-se a farinha, o fermento e o sal e mistura-se fazendo uma cavidade ao centro
- Adiciona-se a água e mistura-se tudo até ter uma massa consistente
- Tapa-se a taça com película aderente e deixa-se a levedar durante 12h idealmente (eu faço num dia à noite para cozer o pão na manhã seguinte)
- Passado esse tempo, pré-aquecer o forno a 230ºC, com um pirex com tampa lá dentro para ir aquecendo o recipiente
- Enfarinhar a bancada ou uma folha de papel vegetal (esta última é mais prática) e colocar a massa de pão (que já vai estar no dobro do tamanho)
- Com a ajuda de farinha nas mãos forma-se uma bola com a massa deixando as rugas para baixo
- Transfere-se o pão (com o papel vegetal é mais fácil) para o pirex com tampa aquecido e tapa-se
- Leva-se ao forno a 230ºC durante 30min (tapado) e mais 10 min sem tampa para tostar um pouco
- Depois é só deixar arrefecer uns 30 minutos (se conseguires resistir, claro!!) para poderes provar esta maravilha que acabas-te de criar
A receita não é minha, é da Filipa Gomes, mas acho-a tão fantástica e tão essencial nesta altura que não resisti a partilhar! O vídeo podem ver aqui!!
Gostaste destas receita? Super fácil não é? Espero que ela te ajude como me ajudou a mim a ter pão em casa, caseiro e quentinho todos os dias! Assim também evitas sair de casa para comprar pão! Experimenta esta receita e depois partilha aqui como correu!!
Autoria: Joana Tedim
0 comentários