Olá!! Hoje vou falar-te do meu último fim de semana! E tu perguntas: e o que é que me interessa o que fizeste no teu fim de semana, Joana?! Na verdade, nada! Mas aprendi lições valiosas sobre formação, que (mesmo que não estejas ligado(a) ao cake design) se podem aplicar perfeitamente a muitas situações da tua vida!! E por isso achei que poderia ter interesse para ti!

Aprender porquê?

Já dizia um ditado antigo: “Aqueles que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.” Estive em formação no fim de semana, exactamente porque sei que não sei tudo! E gosto muito de aprender! Se estivermos dispostos a aprender conseguimos fazer qualquer coisa! Porque tudo se aprende! Claro que, em alguns casos, o talento ou jeito natural da pessoa pode ajudar a que desenvolva capacidades mais rapidamente ou se torne melhor em determinada acção! Mas qualquer um de nós que esteja disposto a aprender, no final irá certamente saber mais do que quando começou!

Lição nº1

Há algum tempo que tenho testado (e tentado) fazer macarons! Porque queria ter disponível nas festas da JoaninhaDoce esses “bichinhos”, de origem francesa, que serão porventura, os mais delicadas e sensíveis à face da terra! Ou saem duros, ou ainda crus, ou tortos, enfim… Sempre com várias tentativas, mas sem resultados minimamente satisfatórios! Então, decidi pedir ajuda e encarar que sozinha, provavelmente não chegaria lá. Ou até poderia chegar, mas isso iria implicar um processo muito longo e com um gasto de matérias primas elevado! Não só o tempo é precioso, como também os recursos devem ser desperdiçados o menos possível. Assim, aqui fica a lição nº 1: não tem problema não sabermos ou não conseguirmos, se estivermos dispostos a aprender!! Não temos que saber fazer tudo sozinhos! Às vezes, só precisamos de um “empurrãozinho” de quem sabe mais do que nós para arrancarmos a todo o vapor…

Lição nº 2

No caso específico do cake design a aprendizagem é constante! Por isso nunca sabemos ou dominamos tudo! Com o desenrolar do tempo surgem sempre novas técnicas ou novos materiais que vem mudar a forma de fazer, etc.. Assim, a formação em técnicas de decoração acaba por ter que ser uma constante. Desta vez, fui aprender pintura! Sempre gostei de pintar e divirto-me imenso a fazê-lo. É muito relaxante para mim! Obviamente não poderia ter melhor “escola” do que com a querida Milene Habib-Sweet Mi!

Lição nº3

A 3ª lição não aprendi apenas na formação do fim de semana! Como te falei aqui, estive em formação praticamente todo o ano passado! Aí aprendi que a formação é a base para qualquer profissional desenvolver a sua actividade de forma segura. Não só por si próprio (sentir-se mais seguro das suas capacidade) mas também porque quem recebe o trabalho reconhece que aquilo é sustentado e não feito ao calhas. Claramente que, em áreas como a alimentar, a cosmética e a saúde, esta base que a formação dá, torna-se ainda mais indispensável. Pensa, por exemplo, em alguém que sabe fazer bolos deliciosos e até domina muitas técnicas que aprendeu no youtube, mas não tem noções nenhumas de higiene e segurança alimentar. Não tomando os devidos cuidados na confecção, pode estar a prejudicar a saúde dos que vão comer aquele bolo lindo e delicioso mas todo contaminado!

Precisamos sempre de bases para sustentar o nosso trabalho e desenvolve-lo com qualidade. E termos a mente aberta e vontade de aprender é meio caminho para evoluir e até atingir os nossos objectivos na vida. Por isso, tenho consciência que hoje sei mais do que ontem mas muito menos do que amanhã!

E tu? Consegues identificar situações em que a formação foi importante para ti? Ou te abriu portas para caminhos que nunca pensaste? Partilha comigo aqui nos comentários essa experiência!

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *