Olá! Já tenho falado aqui no blog sobre alergia alimentar e intolerância. Felizmente não tenho conhecimento de nenhum caso próximo onde essa realidade seja eminente. Contudo, tenho um carinho especial por este tema. Não só enquanto produtora de alimentos na JoaninhaDoce, mas porque me parece um aspecto sobre o qual ainda existe muito desconhecimento na sociedade em geral… Dei-me conta disto quando li, há uns dias, o testemunho de uma mãe com filho alérgico que viveu uma situação muito complicada. Por isso, acho que nunca é de mais informar para prevenir…

Alergia alimentar, o que é?

A alergia alimentar é uma reacção imunológica do corpo e que ocorre de imediato quando este é exposto ao alergénio. Essa exposição pode ocorrer não só por ingestão do alimento, mas também por inalação ou até por contacto cutâneo, sendo que, as reacções, ocorrem normalmente poucos minutos após o contacto. Assim, as reacções alérgicas podem manifestar-se por sintomas ao nível da pele e/ou das mucosas, das vias respiratórias e dos sistemas gastrintestinais e cardiovasculares. A situação mais grave que pode ocorrer é o chamado “choque anafiláctico”, no qual as vias respiratórias são altamente afectadas e se não for devidamente socorrido em segundos, pode levar à morte da pessoa por asfixia.

Uma fatia de bolo inofensiva

Como disse, dei-me conta há uns dias, de que há ainda muito a fazer, quando tive conhecimento desta história: uma mãe, com o filho alérgico a canela, foi a um mercado de artesanato. Numa das bancas, uma senhora tinha vários bolos que estava a vender à fatia e o menino ao ver, pediu à mãe uma fatia. Então, a mãe precavendo-se começou por perguntar à senhora que bolos não tinham canela, tendo a senhora respondeu que nenhum tinha. Mas a mãe insistiu que o filho era alérgico e por isso não podia comer canela. Pois, a senhora mais uma vez negou. Perante isto, a mãe comprou então uma fatia do bolo de cenoura. Na ida para casa, o menino deu uma dentada no bolo e a sua cara denunciou imediatamente as reacções alérgicas. O destino foi imediatamente o hospital, onde o menino ficou toda a noite a receber oxigénio.

O desconhecimento sobre alergias

Assim que conseguiu, a mãe telefonou à senhora (de quem trouxe um daqueles cartões de contactos) e informou-a que o bolo poderá ter sido contaminado com canela por algum motivo. Perante isto, a senhora responde que o bolo de cenoura levava canela, mas como hoje em dia arranjam mil desculpas para não comprar, não achou relevante… Se a mãe informou que o menino era alérgico porque é que a senhora pensou que era uma desculpa?! Claramente, aqui podemos destacar o desconhecimento da senhora sobre a questão das alergias alimentares. E também sobre as reacções severas que podem ter nas pessoas alérgicas.! Nem 1€, nem dinheiro nenhum não vale o peso na consciência de provocar uma situação destas!!…

Quem vende alimentos deve ser responsável

Quem vende bolos, compotas, o que seja, tem sim, uma responsabilidade acrescida! Pois não basta apenas saber cozinhar bem, ou saber a receita de cabeça. Por isso, é necessário ter conhecimentos mais profundos a nível da segurança alimentar, para saber (entre outras coisas) que uma alergia alimentar não é uma moda, ou uma desculpa, é algo grave e que pode pôr em perigo a saúde de alguém! A mãe do menino apresentou queixa, na Polícia e na ASAE, e descobriu que a senhora que lhe vendeu o bolo não estava legal. Esta é uma situação muito grave! Não é à toa que todos os produtores de alimentos devem ter formação sobre higiene e segurança alimentar. Este tipo de formação não é um capricho da legislação alimentar, é uma necessidade! Porque neste caso, teria sido necessária para evitar este desfecho!

Alergias, informar é preciso

Como disse, apesar de não ter, felizmente, nenhum caso próximo, de pessoa alérgica este é um tema muito particular e que muito me interessa! É por isso, um tema que, enquanto formadora,  faço questão de abordar nas minhas formações. Efectivamente, sinto que faz falta passar a mensagem e consciencializar os produtores a quem dou formação para este aspecto. São geralmente os pais de meninos alérgicos que vão tendo esta consciência por lidarem com estas situações de perto. O resto da sociedade parece andar um pouco “a leste” desta questão das alergias e intolerâncias alimentares. Também, por essa razão na JoaninhaDoce não se brinca com questões de alergias. Por isso tenho sempre um grande cuidado em informar sobre este aspecto quando necessário.

E tu? O que pensas  sobre isto? Conheces alguém que tenha alguma alergia alimentar? Sabias destas consequências na saúde da pessoa alérgica?

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *