Como prometi na semana passada, vou deixar-te com a explicação sobre a simbologia de cada um dos aniversários de casamento.

No Blog da JoaninhaDoce celebrei as Bodas de Papel! Assim espero continuar a celebrar ano após ano, alimentando-o com temas sobre a área do cake design, da segurança alimentar, das festas… que são a minha paixão!

Mas vou deixar-me de “conversa fiada” e vamos lá ao que te trouxe aqui: saber o significado das bodas de casamento! Então, cada ano representa um novo “ciclo” da relação, é uma renovação dos votos que foram feitos no dia do casamento. Pois, se a vontade de permanecerem juntos permanecer é necessário continuar a investir e a nutrir a relaçã. Como é normal, a cada ano que passa a relação vai-se fortalecendo, seja não só pelo amor que continua a existir entre ambos mas também pelos obstáculos que vão conseguindo ultrapassar juntos e unidos. Por isso é que os materiais representativos de cada ano vão sendo mais fortes, resistentes e valiosos que os anteriores.  

Assim, esta semana vou falar das bodas entre o 1º e o 20º aniversário.

1º aniversário: Bodas de Papel

O papel é um material frágil, que se rasga com facilidade. Assim, o início de uma relação também o é. A confiança de ambos ainda é abalada facilmente e ainda há algumas incertezas quando ao que poderá acontecer.

2º aniversário: Bodas de Algodão

Apesar de no 2º aniversário, a relação ainda se manter frágil, já está um pouco mais fortalecida e existe uma esperança grande de que possam crescer juntos.

3º aniversário: Bodas de Trigo ou de Couro

Aqui o trigo representa a prosperidade e fartura. Por outro lado, o couro por ser um material muitas vezes usado como protecção em roupas e outros objectos, representa a protecção que a convivência constante no relacionamento proporciona.

4º aniversário: Bodas de Flores e Fruta ou Cera

As flores e as frutas são provenientes da Natureza. Por sua vez, as abelhas produzem a cera. Assim, estando estes elementos ligados à Natureza simbolizam a sua vitalidade e saúde. Também no relacionamento de casal nesta altura fortalecem-se os laços tornando-os mais belos, vitais e saudáveis.

5º aniversário: Bodas de Madeira ou Ferro

Madeira ou ferro, são materiais mais resistentes. Por isso, ao 5ª aniversário de união comemora-se a durabilidade e fortalecimento, começando a criar-se raízes (como os troncos das árvores).

6º Aniversário: Bodas de Perfume ou Açúcar

No 6º aniversário brinda-se aos bons momentos e memórias que o casal foi construindo juntos. Vivências doces e perfumadas que culminam na construção uma cumplicidade e companheirismo cada vez maiores.

7º Aniversário: Bodas de Lã ou Latão

Nesta altura o casal está mais unido e a sua união é mais resistente tal como o latão. Por outro lado, a lã simboliza o conforto e delicadeza que vão sentindo nos braços um do outro.

8º Aniversário: Bodas de Papoula ou de Barro

A papoula é uma flor que associamos à fertilidade e rejuveniscimento. Por outro lado, o barro representa a maleabilidade que é necessária em qualquer união, mas também depois de seco é um material que conserva (por exemplo o calor) representando assim as lembranças dos momentos a dois vividos nos ultimos 8 anos de união.

9º Aniversário: Bodas de Cerâmica ou Vime

O vime é aparentemente frágil, mas delicado. Contudo, é também resistente, o que simboliza a solidez do casal que certamente em 9 anos de união já passou muitos obstáculos. Ao vime junta-se a força e estabilidade da cerâmica, cujas peças têm que ser tratadas com delicadeza e cuidado, mas por outro lado consegue resistir a altas temperaturas (sobressaltos da vida em casal).

10º Aniversário: Bodas de Estanho ou Zinco

O estanho é conhecido por ser facilmente maleável, e na relação simboliza a receptividade e capacidade de contornar os obstáculos do dia-a-dia e de adaptação às particularidade do outro. Por outro lado, o zinco é utilizado muitas vezes como protector contra a ferrugem de alguns metais (como e ferro e o aço) e no 10 aniversário simboliza o desenvolvimento das barreiras do casal aos pontos negativos do exterior que possam abalar o seu bom relacionamento.

11º aniversário: Bodas de Aço

O aço é um dos principais materiais utilizados nos alicerces de muitas construções, por ser rijo e não deformar com facilidade. Assim, pretende simbolizar, nesta etapa, a estabilidade do casamento, que apesar de já ter levado certamente alguns “abanões” não se deixou abalar e se manteve firme.

12º aniversário: Bodas de Seda ou Ónix

Um casamento com 12 anos já atingiu um ponto em que é delicado como a seda e bonito como o ónix. Assim, a seda, um material fino e delicado, de uma nobreza e glamour inigualável, simboliza neste aniversário a suavidade, a subtileza e o cuidado na relação. Por sua vez, o ónix, que é uma pedra conhecido pela sua raridade, beleza e exuberância simboliza a beleza da união.

13º aniversário: Bodas de Renda ou Linho

A renda é fina, delicada e com transparência, conseguida através de um trabalho artesanal demorado e aqui simboliza a transparência na relação que resulta da união conquistada com o tempo e esforço do casal. Já o linho, também ele um tecido luxuoso, significa o conforto e elegância na relação que está cada vez mais forte.

14º aniversário: Bodas de Marfim

O marfim é um material de grande força e valor. Assim, ao 14º aniversário de união, a relação está muito mais sólida e concreta, sendo por isso uma relação valiosa e que ambos foram construindo juntos com as suas forças depois de muitos altos e baixos.

15º aniversário: Bodas de Cristal

As bodas de cristal simbolizam o nível de maturidade que a relação terá alcançado ao longo dos últimos 15 anos de comprometimento. Assim, a transparência, a confiança e a dedicação do casal na relação são indispensáveis para a construção de um bom casamento.

16º aniversário: Bodas de Safira ou Turmalina

A safira encontra-se na natureza e é lapidada pelo homem. Assim, o casamento vai sendo lapidado diariamente e tornando-se uma jóia rara. Por outro lado, as várias cores da safira representam as várias etapas do amor, que foram se elevando cada vez mais e resultaram numa união imponente e valiosa.

17º aniversário: Bodas de Rosa

As rosas são flores lindas e perfumadas, muito associadas ao romantismo. Contudo, apesar dessas qualidades também têm espinhos. Por isso, tal e qual como numa relação com 17 anos, o casal já passou por momentos maravilhosos, nomeadamente a construção de uma vida em conjunto, também já enfrentou vários momentos menos bons representados pelos espinhos. O importante é continuarem a regar a relação para que a rosa possa manter-se bela por mais tempo.

18º aniversário: Bodas de Turquesa

Com 18 anos de união o casal terá conseguido ultrapassar todos os desafios que foram surgindo e com isso fortaleceu a sua união. A turquesa é uma pedra azul que representa o céu e o mar. Assim, tanto o céu pode estar límpido e com um sol radiante, como pode estar carregado de nuvens e tempestade. Por ouro lado, o mar pode por vezes apresentar-se agitado e noutras alturas muito calmo. Nesta altura o casal já passou por muitas turbulências mas após a tempestade veio a bonança.

19º aniversário: Bodas de Água-Marinha

A água marinha é representativa da felicidade. Nesta fase o casal já viveu muitas coisas juntos e conseguiu muitas conquistas com a sua união nomeadamente a superação dos desafios. Assim como a água marinha o casamento está repleto de vida e fortificado pela alegria da vida a dois.

20º aniversário: Bodas de Porcelana

A porcelana é delicada mas se for cuidada dura imenso no tempo. Assim, a porcelana está associada à resistência da união que já dura há 20 anos e também com o zelo, atenção e delicadeza com que encararam a relação ao longo dos tempos.

Na próxima semana vamos continuar com a simbologia de mais algumas bodas de casamento, mas existem muitos mais aniversários para conhecer.

Autoria: Joana Tedim

Categorias: Festas

1 comentário

Bodas de Casamento: 21 a 50 anos - JoaninhaDoce · 12/12/2019 às 16:32

[…] na semana passado falou-se aqui das bodas desde o 1º ao 20º aniversário de casamento. Esta semana continuamos com os […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *