Olá!! Desde sempre se festejaram os aniversários, os casamentos, os baptizados… Mas a moda do Chá de Bebé está a ganhar cada vez mais adeptos. São cada vez mais aqueles que optam por celebrar a chegada de um novo membro à família! Na JoaninhaDoce já realizei alguns e é uma festa que muito me encanta!! Como sou curiosa, fui investigar sobre o assunto e tenho algumas curiosidades giras para partilhar contigo!
Hoje em dia
Actualmente o Chá de Bebé festeja-se antes do nascimento do bebé, mas quando a barriga da grávida já está crescida, por volta dos 7/8meses de gestação. Normalmente festeja-se com um lanche, onde são convidados os familiares e amigos mais próximos. Estes trazem presentes que vão ajudar a completar o enxoval do bebé. Durante o convívio podem ser feitos alguns jogos engraçados à volta da temática do bebé, ou simplesmente, desfrutar da reunião e do convívio, com conversas informais e felicitações aos novos papás.
Na festa, o que não pode faltar é comida! Actualmente organiza-se a mesa do bolo e sobremesas com decoração ao gosto dos pais, à qual se juntam depois, alguns petiscos para durante a tarde. Tenho criado alguns chás de bebé na JoaninhaDoce em que são os próprios pais que me contactam. Noutros são as amigas/madrinhas que tratam da organização.
Várias formas de celebrar
Existem algumas variações do Chá de Bebé. Há quem opte pelo Chá de Fraldas (muito conhecido no Brasil). Aí, faz-se uma festa como no Chá de Bebé, mas no qual os presentes são sempre fraldas. Assim, os pais podem fazer um stock de fraldas, muito precisos para os primeiros meses do bebé. Noutras situações, num passado mais próximo, eram convidadas apenas mulheres para o chá de bebé e os homens não participavam. Em outros casos pode juntar-se a celebração da chegada do novo membro da família com a revelação do sexo do bebé, até então desconhecido até pelos pais (é o chamado Chá de Revelação muito usado no Brasil também).
O Chá de Bebé no tempo
Crê-se que o chá de bebé tenha nascido na Inglaterra Vitoriana, no séc. XIX. Nessa altura, a recente mãe recebia as amigas que levavam presentes para o bebé (já nascido) e conselhos sobre maternidade. A conversa era sempre acompanhada de um chá britânico e provavelmente terá sido por isso que se chamou “Chá de Bebé”.
O Chá de Bebé no mundo
Em cada lugar do mundo as tradições do Chá de Bebé vão variando na forma de celebrar, e mesmo as tradições ao longo do tempo vão evoluindo. Assim, muitos países pelo mundo fora, têm os seus próprios rituais para celebrar a chegada do bebé. Na Índia, é feita uma grande festa ao 7º mês de gestação, onde se reúne a família e a mãe é rodeada de orações e adornada com colares de flores. Na República Dominicana a festa e inclui muita dança e jogos divertidos. Nos EUA usa-se também a Dieper Party, onde os pais e amigos (homens) levam cerveja e pacotes de fraldas.
Certamente, todos concordamos que a chegada de um bebé à família é sempre um momento muito especial!! E que por isso, merece ser celebrado!! Assim, na próxima semana vou dar-te 10 dicas para organizares um Chá de Bebé incrível!! Fica atento(a)!! Partilha com aquela tua amiga/irmã/conhecida que está grávida! Ela certamente irá gostar de saber!!
Beijinhos doces
Joana Tedim
0 comentários