Olá! Estes dias numa formação que dou sobre HACCP aplicado às cozinhas domésticas, questionavam-me em relação à validade dos produtos que consumimos. Neste caso, o interesse vinha de alguém que pretendia produzir alimentos para venda e que pretendia saber qual a diferença entre “consumir até…” e “consumir de preferência antes de…”. Mas pensando bem, esta é uma informação importante não só para quem produz, mas também para quem consome produtos, ou seja, todos nós! Por isso, é sobre isso que te vou falar hoje, aqui no blog.

Validade dos produtos

É certo e sabido que os produtos alimentares não duram para sempre… Todos eles acabam por se estragar ou ficar impróprios para o consumo humano. Uns mais cedo do que outros, mas todos seguem este padrão. A validade é uma informação importante para que nós, enquanto consumidores, consigamos perceber se o alimento está em boas condições para ser consumido. Assim, surgem dois conceitos relacionados com isto, que muitas vezes não sabemos o que significam ao certo. Sabes qual a diferença entre “consumir até…” e “consumir de preferência antes de…”? Vamos lá desmistificar isto!

Consumir até…

Quando um alimento nos dá a informação “consumir até…” significa que a partir dessa data o seu consumo pode constituir um perigo para a saúde humana. Normalmente, esta indicação é utilizada nos produtos perecíveis, nos quais a validade do consumo seguro é mais curta. Assim, esta informação é mais objectiva, sendo um aviso ao consumidor. Pois indica que o consumo daquele alimento depois daquela data é arriscado para a saúde.

Consumir de preferência antes de…

Por outro lado, quando um alimento nos dá a informação “consumir de preferência antes de…” significa que é recomendado que o produto seja consumido antes daquela data. Contudo, o seu consumo após essa altura não constitui um perigo imediato à saúde. Assim, considera-se que, até àquela data, os alimentos mantêm as suas propriedades específicas inalteradas, nas condições de conservação recomendadas no rótulo. Normalmente, a indicação “consumir de preferência antes de…” é utilizada em alimentos não perecíveis, ou seja, em alimentos cuja composição permitem que sejam armazenados durante períodos mais longos de tempo. No entanto, deveremos sempre ter em atenção a forma como eles são armazenados para que a data limite indicada como preferencial para o consumo possa se efectivamente essa. Quando os alimentos são armazenados em condições não ideais, a validade dos produtos tende a diminuir.

A importância de saber a diferença

Enquanto consumidores, é importante sabermos ler as informações que são disponibilizadas sobre os produtos. Não apenas, para evitar consumir alimentos que não estejam em boas condições, como para os conservarmos da melhor forma e com isso maximizar a sua durabilidade até à data indicada. Além disso, conhecendo a diferença entre os dois conceitos pode ser evitado muito do desperdício alimentar.

Regras na venda de alimentos

Um outro aspecto a reter é que, os produtos cuja indicação é “consumir até…” não poderão ser comercializados a partir dessa data. Por outro lado, existem alguns produtos que estando próximos da data de validade apresentam um desconto adicional. Assim, a indicação de que o desconto é motivado pelo aproximar do limite da validade deverá ser dada expressamente na etiqueta. Então, se quiseres comprar um produto nestas condições deverás ter em atenção se o consegues consumir naquele prazo para não haver desperdício.

Validade dos bolos

Na JoaninhaDoce, os bolos decorados são feitos sempre por encomenda. Assim, são confeccionados sempre com o mínimo de tempo de antecedência possível (o tempo que permita todo o processo de decoração). Por isso, nestes casos, não existindo uma data de validade específica, é sempre passada a informação da forma mais correcta para a conservação. Além disso, é evitado ao máximo o uso de produtos perecíveis e que necessitem de ser conservados em condições muito específicas para que possam ser consumidos com segurança.

E tu? Sabias a diferença entre os termos “consumir até…” e “consumir de preferência antes de…”? Achas importante conhecer estes conceitos?

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *