Falei aqui, na semana passada sobre as bodas de casamento desde o 21º ao 50º aniversário. Como prometido, esta semana, trago-te o último patamar do amor: a simbologia das bodas de casamento desde o 51º ao 80º aniversário!! Qualquer um destes actualmente é um record do amor, sem dúvida!! Mas é tão lindo quando vemos um casal de velhinhos apaixonados, não concordas?!

Na JoaninhaDoce ainda não tive a felicidade de desenvolver nenhum trabalho para alguma destas bodas de casamento, mas também serão muito difíceis de atingir. Por isso, a probabilidade de encontrar algum casal que faça 50 ou mais aniversários de casamento é mais reduzida, certo? Contudo, para fechar este ciclo sobre as bodas de casamento, vou deixar-te com os restantes significados!

51º aniversário: Bodas de Bronze

Por um lado, o bronze é um metal super resistente à corrosão. Mas por outro, é muito fácil de fundir. Assim, a sua simbologia destas bodas de casamento é precisamente essa, a facilidade em encaixar as personalidades de ambos no outro e de resistir à corrosão dos anos e das dificuldades.

52º aniversário: Bodas de Argila

A argila é uma substância terrosa que adquire  uma consistência plástica quando lhe é misturada água, sendo possível de moldar. Assim pela consistência que adquire, torna-se moldável, e quem a molda fica com uma sensação de paz, calma e alegria. Serão essas as sensações que um casamento com 52 anos deve proporcionar.

53º aniversário: Bodas de Antimónio

O antimónio é um mineral que que pode ser trabalhado sendo-lhe dada a forma que se desejar. Num casamento com tantos anos a maleabilidade deverá ser uma dos principais pilares para que o casal consiga contornar os obstáculos e dificuldades mantendo-se unido.

54º aniversário: Bodas de Níquel

O níquel é o metal de que são feitas as moedas. O valor do casamento é representado aqui pelo níquel neste 54º aniversário.

55º aniversário: Bodas de Esmeralda

A esmeralda é a pedra da espiritualidade e evolução da alma humana por via do amor incondicional. Ora um casamento que já dura há tantos anos, só pode ter chegado aqui por via do amor incondicional pelo outro. Assim , a esmeralda significa aqui o amor e respeito. Por outro lado, o verde da esmeralda transmite calma representando aqui a paz e tranquilidade de um relacionamento tão duradouro.

56º aniversário: Bodas de Malaquita

Cleópatra usava pó de malaquita como cosmético. Assim sendo, a malaquita é um do mais antigos minerais, que era usado há milhares de anos pelas suas propriedades transformadoras que acreditava-se que libertava as energias negativas e proporcionava luz. A sua simbologia nestas bodas é essa mesma, a libertação daquilo que é negativo e a vivência da luminosidade proporcionada por esta bela relação duradoura.

57º aniversário: Bodas de Lápis Lazuli

O lápis lazuli é uma pedra preciosa com uma elevada força espiritual. Ela favorece a clareza mental e vitalidade, expandindo o pensamento e atraindo a verdade. Assim, nestas bodas simboliza precisamente a verdade e a vitalidade de uma relação de amor  que atinge os 57 anos.

58º aniversário: Bodas de Vidro

Assim como o vidro, transparente e sólido, deve ser também uma união de casal. Contudo, o vidro também é frágil, pelo que é necessário ter sempre presente que uma relação só mantém se for bem cuidada.

59º aniversário: Bodas de Cereja

Segundo algumas tradições, a cereja é comparada ao primeiro gosto do amor, pelo seu sabor e cor tão intensos. É também associada ao erotismo, por isso a cereja na vida do casal faz lembrar que tudo tem um ciclo e que os frutos semeados irão amadurecer para serem colhidos posteriormente. Assim a analogia a este aniversário faz-se através do perfeito equilíbrio das emoções do casal que na sua vida conjugal já iniciaram e percorreram vários ciclos.

60º aniversário – Bodas de Diamante

Nesta fase, o casal já atingiu um nível máximo de consolidação, um elo indestrutível idêntico ao do diamante que é um dos elementos mais resistentes e estáveis de toda a natureza. Com 60 anos de relacionamento, todos os obstáculos já foram ultrapassados e o casal mantém-se unido para os superar.

61º aniversário: Bodas de Cobre

O cobre é um metal que resiste bastante ao tempo, apesar de ficar com um aspecto envelhecido, não deixa de de ser belo e charmoso. Contudo, existe sempre a possibilidade de retomar o seu aspecto original remetendo-nos para a esperança de que existe sempre a possibilidade de de numa relação, restaurar o que o tempo por vezes deixa passar despercebido.

62º aniversário: Bodas de Âmbar

A pedra âmbar é conhecida por ter um poder estabilizador, assim está aqui associada à estabilidade da relação que atinge os 62 anos de união.

63º aniversário: Bodas de Sândalo

O sândalo é uma árvore de origem indiana cuja fragrância duradoura melhora com o tempo. Diz-se ainda que para atingir a sua plena maturidade ela demora entre 50 e 80 anos. Por isso, estas características assemelham-se em tudo a uma casamento com 63 anos, certo?

64º aniversário: Bodas de Rodocrosita

O índios veneravam esta pedra como sendo a pedra do amor. Possivelmente pela sua cor avermelhada. Assim, foi ela a escolhida para representar as bodas de 64 anos de casamento.

65º aniversário: Bodas de Safira azul

A safira azul simboliza a lealdade, verdade, coragem e autoconfiança. Estas são certamente, características prementes numa relação com esta longevidade.

66º aniversário: Bodas de Ébano

O ébano é uma madeira nobre, das de maior qualidade e é das poucas madeiras que não afunda na água. Também um casal com 66 anos de relação já está fortalecido por todas as “ondas” que o seu relacionamento passou, pois acima de tudo conseguiram manter a relação à tona da água para se manter viva.

67º aniversário: Bodas de Neve

Tal como uma vida a dois construída durante 67 anos, também a neve é um fenómeno de extrema beleza.

68º aniversário: Bodas de Chumbo

O chumbo é altamente maleável e existe desde há muitos milénios. Assim também um casamento com 68 anos é uma relação que existe desde há muitos anos e foi necessário, por parte de ambos, muita cedência e poder de encaixe para fazer com que resultasse e permanecesse.

69º aniversário: Bodas de Mercúrio

Assim como o mercúrio se caracteriza pelo seu poder de estabelecer ligação com muitos outros metais, também o casal com 69 anos de relação será certamente um elo de ligação que permanece e serve de exemplo para toda a sua família.

70º aniversário: Bodas de Vinho

Aqui a analogia é simples: diz-se que os vinhos melhoram com a idade. Por isso, também num casamento à medida que o tempo passa, a relação fica cada vez mais forte, melhor e mais valiosa.

71º aniversário: Bodas de Zinco

O zinco é utilizado para proteger alguns materiais da ferrugem (como o ferro e o aço). Por isso, a analogia que se faz a esta fase é que o casal já desenvolveu todas as ferramentas/estratégias para se proteger contra os pontos negativos que possam enferrujar a sua relação.

72º aniversário: Bodas de Aveia

A aveia é um cereal riquíssimo e cujo cultivo remonta a tempos de que não há memória. Assim também um casamento de 72 anos também é uma preciosidade e remonta a tempos que ninguém já consegue lembrar.

73º aniversário: Bodas de Mogno

O mogno é uma árvore de grandes proporções que pode atingir alturas de 25-30 metros. Assim, a analogia do casamento é feita por representar uma união longa e duradoura.

74º aniversário: Bodas de Macieira

A maçã é uma fruta saborosa e suculenta mas simultaneamente pode ser ácida e frágil. Assim, nesta fase representa o amor e a fertilidade do casal que deu origem a uma família. Por outro lado, a maçã é um símbolo de igualdade entre homem e mulher, significando que para manter uma relação com tantos anos, não deve haver lugar à arrogância, à prepotência ou ao poder da força bruta. Por isso, o equilíbrio está na igualdade e no respeito pelo outro e pela relação.

75º aniversário: Bodas de Diamante Talhe Brilhante

Existem brilhantes de varias pedras preciosas (diamantes, rubi, zircão…) Neste caso trata-se da mais valiosa, não sendo propriamente a pedra em si que lhe dá o valor, mas sim o tipo de lapidação a que é sujeita e que produz uma jóia com 57 faces. Assim, também a relação com esta longevidade é de um valor inestimável e foi sendo lapidada durante todos esses anos para se tornar num diamante talhe brilhante.

80º aniversário: Bodas de Carvalho

O carvalho é considerado uma árvore sagrada que representa a força moral e física. Assim, esta majestosa árvore é nobre, dura e altamente resistente simbolizando a união de uma vida inteira que resistiu a tudo o que havia para resistir (quase um dádiva sagrada!).

Para mim foi muito divertido e esclarecedor saber de tudo isto. Apesar de tentar pôr em prática no meu dia a dia foi bom relembrar que as relações que vamos mantendo com as pessoas à nossa volta (que não só a relação de casal) devem ser alimentadas constantemente e com dedicação para que se mantenham cultivadas. E tu? Gostaste de saber a simbologia de todos estes aniversário de casamento?

Autoria: Joana Tedim

Categorias: Festas

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *