Olá! O dia dos avós foi celebrado no passado dia 26 de Julho! Lembrei-me por isso de lhes fazer uma “homenagem”. Pois muito do que é a JoaninhaDoce e os valores que estão na sua sua base estão relacionados precisamente com os avós! Por isso, achei que era extremamente justo dedicar-lhes estas palavras!
As Avós
Certamente que, todos nós, que tivemos uma infância junto dos nossos avós temos memórias que nunca serão esquecidas! No meu caso a avó materna foi quem esteve sempre presente! A única! Mas a melhor! Infelizmente já não se encontra entre nós há alguns anos, mas continua aqui prensente no meu coração e em inúmeras memórias que tenho! Agora, ganhei duas “emprestadas” de quem também gosto imenso e que me encantam com as suas histórias e me ensinam muito com a sua sabedoria!
Memórias dos avós
Foi a presença dos avós que fez a nossa infância mais feliz! Na casa deles o lanche tinha um sabor diferente, as mezinhas que sabiam de cor curavam-nos de qualquer doença, e o seu colinho dava-nos conforto quando estávamos mais tristes por qualquer motivo… Os móveis antigos de madeira maciça, os sofás com aquela franja na parte de baixo, os pratos gastos do tempo… Podia não haver muitos luxos, mas era lá que a comida sabia melhor. Onde a fatia de bolo curava qualquer desgosto, onde o chá curava a dor de garganta quase de imediato… A sabedoria dos avós é algo de uma riqueza incrível. Já viveram muito, já viram muito… Podem não ser as pessoas mais modernas ou liberais, mas são as que amam com mais verdade!
Avós e bolos
Os bolos da JoaninhaDoce vão buscar muito dos valores que as minhas avós me transmitiram!
O respeito: pelos ingredientes.
A verdade: o uso de comida de verdade e não de “comida de plástico” (como lhe chamava a minha avó).
O trabalho: as voltas à massa com a força de braços como se fazia antigamente.
A sabedoria: saber que a receita vai resultar só de olhar para a sua textura antes de ir ao forno…
A paciência: de esperar que os ingredientes se envolvam uns com os outros e reajam a essa interacção…
O amor: por fazer com gosto aquilo que faço!
Não “herdei” receitas, mas herdei valores que tento todos os dias aplicar na minha vida, tanto pessoal como profissional. E esse é o verdadeiro ensinamento!
Obrigada a todos os avós!!!
E tu? O que aprendeste com os teus avós? Que memórias tens deles?
Beijinhos doces
Joana Tedim
0 comentários