Olá! Com frequência recebo, na JoaninhaDoce, pedidos de bolos e também mesas decoradas para celebrar os aniversários. É habitual, no nosso país, o costume de juntar a família e/ou os amigos e comemorar o aniversário. Aliás, é desta forma que gosto de comemorar os aniversários também. Mas nunca me tinha questionado de onde viria tal “tradição”. Porque sou uma pessoa curiosa, quando pensei nisso, surgiu-me a ideia de ir procurar respostas. E assim, fiz! E agora partilho contigo aquilo que descobri!
O significado do Aniversário
Aniversário vem do latim. Assim, surge da junção de duas palavras “annus” (que significa ano) e “voltare” (que significa voltar). Desta junção, vem o aniversário (que é aquilo que volta todos os anos). Por isso, de uma forma geral, o aniversário é a comemoração, com periodicidade anual, de um acontecimento importante. Actualmente a associação mais imediata quando se fala em Aniversário é a celebração, no dia em que se nasceu, de mais um ano de vida.
A origem da comemoração do Aniversário
Crê-se que as celebrações dos aniversários de nascimento terão começaram há muitos anos na Europa. Assim, nessa altura as pessoas acreditavam que existiam espíritos bons e maus. Acreditavam ainda que os espíritos maus, surgiam por altura do aniversário e podiam prejudicar o aniversariante. Por isso, para afugentar esses espíritos, os parentes e amigos do aniversariante cercavam-no para o proteger e defender desses espíritos maus. E, por outro lado, fazer uma refeição em conjunto e oferecer presentes ao aniversariante, para eles representava uma maior protecção pois desta forma evocavam os espíritos bons que traziam bênçãos e protecção ao aniversariante para mais um ano.
Formas diferentes de festejar
De uma forma geral, em Portugal, no caso dos adultos muitas vezes opta-se por ir jantar com amigos e soprar as velas do bolo. Mas no caso dos aniversários das crianças, há mais o hábito de os pais organizarem um convívio com a família e amigos fazerem uma festa com comida e bebida. Contudo, existem muitas culturas no mundo onde o costume de celebrar o aniversário não acontece desta forma. Por exemplo, na Tailândia, o dia do aniversário é aproveitado pelo próprio para agradecer a vida e ainda para fazer boas acções para com os outros. Noutras culturas, apesar de se celebrarem os aniversários, as celebrações são diferentes das nossas… Já no caso da Rússia, Sérvia, Bulgária e Grécia, muitas meninas têm direito a celebrar o aniversário duas vezes no ano. Isto porque, nesses países, muitas delas têm o nomes de santas e existe o hábito de se comemorar o aniversário não só na data do nascimento mas também no dia da sua padroeira.
Sabias da origem destes costumes? Costumas festejar o teu aniversário? De que forma o fazes?
Beijinhos doces
Joana Tedim
1 comentário
Bolo de aniversário: como surgiu? - JoaninhaDoce · 24/07/2019 às 17:14
[…] a origem da festa de aniversário já te tinha falado aqui no blog e é no seguimento desta que surge o bolo de aniversário. Assim, […]