Fazer uma festa em casa revela-se na maioria das vezes um processo mais complicado do que à partida se imaginou… Ter tudo pronto à hora a que os convidados chegam, ter comida e bebida que chegue para todos, e ainda ter disponibilidade mental para aguentar 3 ou 4 horas de festa com boa disposição são desafios que atravessa quem decide festejar em casa o aniversário do filho (por exemplo) com toda a família. Mesmo com tudo planeado, é recorrente nas 2 noites anteriores andar a dormir no máximo 2-3h para tudo ficar pronto a tempo do “grande dia”!
Assim, na minha opinião, ter tudo organizado é uma grande ajuda. E há algumas coisas que na organização não podem faltar! Por isso, toma nota destas 3 dicas-chave para fazeres uma festas em casa que não te desespere ao ponto de nunca mais quereres voltar a repetir!
1. O que servir na festa em casa
Para saber o que servir na festa, convém ter uma estimativa de quantos convidados vais ter. Não é necessário ter já a confirmação de todos (isso trata-se mais perto da data) mas fazer “um apanhado” das pessoas que queremos convidar é um ponto de partida importante. Assim, depois de saber esta informação podemos começar a delinear o que vamos servir na festa. Decidir se será uma refeição volante (no caso de serem muitas pessoas é a melhor opção) ou se é uma refeição sentada. Mediante estas decisões pode construir-se a lista de tudo o que vai ser servido: salgados, canapés, tábuas de produtos variados, prato sentado, snacks, aperitivos, etc, etc. Aqui as opções são infindáveis. Não esquecer, as bebidas e as sobremesas. Define aquilo que pretendes servir e faz essa lista com os itens todos descriminados.
2. O que confecionar vs encomendar
Depois de teres delineado tudo o que vai ser servido, o passo seguinte é perceber, o que será confecionado em casa (por ti ou familiares) ou encomendado feito. Divide a lista anterior em 2 listas. Numa vais colocar aquilo que pretendes confeccionar em casa (ou com a ajuda de familiares). Na outra colocas tudo aquilo que precisas de encomendar e ir buscar no dia da festa. Podes fazer a encomenda previamente e no dia da festa delegas em alguém a tarefa de ir buscar o que encomendaste. Assim, não sobrecarregas o teu dia e podes dedicar mais tempo à preparação da comida que vais ser tu a confecionar.
3. O que é preciso comprar
Após teres decidido o que vais confeccionar e o que vais encomendar é hora de perceberes o que vais precisar para confecionar tudo aquilo a que te propuseste. Por isso, faz uma lista de todos os ingredientes que vais precisar para os pratos que decidiste fazer e uma lista de compras com os ingredientes/itens que não tens em casa e que precisas de comprar para “pores as mãos na massa”. Assim, a lista das compras fica feita e podes fazer as compras com antecedência para não atrapalhar o dia da festa. Na véspera do dia da festa há algumas coisas que podes confecionar e guardar para servir no dia seguinte. Aquilo que não aguentar de um dia para o outro, tens que fazer no próprio dia da festa. Convém organizares o dia da festa de modo a contemplar tempo para confecionares essas coisas e teres tudo pronto a tempo.
Desde que faço festas em casa (que adoro!) e até mesmo nas festas da JoaninhaDoce estes 3 pontos são indispensáveis para mim. São 3 “listas” que me ajudam imenso a organizar e a que não falte nada no dia da festa. Para além disso, ajudam a diminuir o stress do dia, por ter tudo muito mais organizado e estruturado.
Espero que estas 3 dicas-chave te ajudem como me ajudam a mim a preparar uma festa em casa! E tu gostas de fazer festas em casa?
Autoria: Joana Tedim
0 comentários