Olá! Como tinha prometido aqui, hoje trago-te 10 Dicas para um Chá de Bebé incrível. Toma nota!

1. Melhor momento da gravidez

Escolher a data para o chá de bebé é algo muito importante a ter em conta. O ideal será por volta dos 7/8 meses de gestação. Por um lado, tem mais encanto quando a barriga já está grande. Por outro lado, convém que não esteja demasiado no final da gravidez para um maior conforto da mãe. Pois numa fase mais tardia, cansa-se com mais facilidade. Assim, as fotos com a barriguinha ficarão lindas e relativamente aos presentes terá tempo, caso necessite, de trocar ou comprar o que faltar. Além disso, corre-se menos riscos de cancelamento da festa devido ao bebé querer nascer mais cedo do que o previsto.

2. Momento do dia e duração da festa

Para o chá de bebé, a melhor altura do dia será a tarde. Pois, preparar um lanchinho à tarde é menos cansativo do que cozinhar uma refeição para almoçar ou jantar. Esta será também a altura ideal para oferecer aos convidados um chá da tarde, para fazer jus ao nome. Contudo, deverá ter-se em atenção que a festa não seja muito longa para que a mãe não se canse demasiado. O recomendado é que a duração da festa não excedas as 4 horas.

3. Lista de convidados

A lista de convidados deverá ser uma das primeiras coisas a fazer. Aliás, este é sempre, na minha opinião, um dos primeiros pontos a definir para qualquer festa. Só com a lista de convidados concluída conseguimos ter uma noção do que precisamos e podemos fazer para a festa. Assim, consegue-se calcular a quantidade de comida necessária de forma a que não falte nem sobre demasiado. Por outro lado, através da lista dos convidados consegue-se perceber se a extensão da lista dos presentes para o enxoval do bebé é adequada ou não.

4. Tema para a decoração

Actualmente é muito prático escolher sempre um tema para a festa. Assim, ele ajuda a definir as cores e elementos da decoração do espaço, a encomenda dos itens doces da festa, etc… Ás vezes, até dá algumas dicas para alguns presentes que os convidados queiram comprar. Escolher um tema com significado para os papás ou relacionado com bebés é sempre uma aposta ganha.

5. Lista de presentes para o bebé

No chá de bebé é conveniente elaborar uma lista com os itens necessários para completar o enxoval do bebé. Certamente, na altura da festa do chá de bebé, os itens maiores (e mais caros) como mobília, carrinho etc. já estarão comprados. Nesse sentido, pode-se aproveitar a lista dos presentes para colocar alguns brinquedos para os primeiros tempos, itens de farmácia como cremes, termómetro, etc.. Pode ainda incluir alguns itens mais práticos, como mala de maternidade, intercomunicador, marsúpio ou até mesmo fraldas. Também é importante não esquecer de colocar itens de todos os valores para que todos possam participar de acordo com as suas possibilidades financeiras. Se receber algo repetido, basta pedir que coloquem o talão presente para possibilitar a trocar por outro que não tenham ainda.

6. Comida maravilhosa

Sendo um dos pilares da JoaninhaDoce a apresentação de comida deliciosa, este é um dos pontos que considero fundamental. Pois, ninguém esquece uma festa onde comeu coisas com sabor! Por isso, apostar em comida muito saborosa (sejam doces ou petiscos) é fundamental para proporcionar uma festa incrível aos familiares e amigos que partilharem este momento especial com os papás.

7. Preparar alguns jogos

Para animar a festa, podem preparar alguns jogos engraçados para durante o convívio. Será diversão garantida assistir os pais, avós e padrinhos a disputarem uma competição para ver quem muda mais rápido uma fralda. Por outro lado, será engraçado que os papás tentem adivinhar quem deu cada presente. Ou até, tentar adivinhar o que são os presentes ao abri-los. Organizar uma espécie de Quiz sobre Maternidade envolvendo todos os convidados divididos em grupos pode ser uma actividade muito engraçada também. Aqui, a imaginação é o limite!

8. Fotografia

Não se pode deixar passar em branco a recordação fotográfica de uma festa tão especial. Para isso, pode contratar um serviço profissional ou então fazer os próprios registos. Mas o importante é que esta parte não seja esquecida. Aproveitar para tirar muitas fotos de barriguinha junto dos convidados. Ou simplesmente reter imagens dos vários momentos de convívio. Actualmente todos temos telemóveis com boas câmaras fotográficas para captar esses momentos que, certamente mais tarde, irá querer recordar.

9. Recordações do Chá de Bebé

Durante o decorrer da festa, pode existir um livro onde os convidados possam deixar mensagens e dedicatórias para os papás e bebé, marcando assim essa fase tão mágica da maternidade. Actualmente existem muitas ideia originais para materializar isto. Seja com quadros em que cada convidado escreve num papel a sua mensagem para afixar no quadro, ou mesmo um poster dos papás “grávidos” que os convidados assinam e escrevem as suas mensagens. Relativamente às recordações para os convidados, é sempre bom serem presenteados com uma lembrança pela sua presença na festa de boas vindas ao bebé. Também aqui, são muitas as opções. Mas as que considero mais práticas são mesmo as comestíveis: bolachinhas do tema escolhido embaladas com uma etiqueta a agradecer a presença, bombons embalados, mini-chocolates personalizados, etc.

10. Chá de bebé virtual/online

Há situações em que o chá de bebé tradicional não é possível. Seja pela necessidade de a mãe permanecer em repouso absoluto, ou por exemplo se os futuros pais se encontram a viver longe dos familiares e amigos. Assim, o chá de bebé pode ser adaptado com a ajuda das novas tecnologias, criando um site, blog, ou um grupo numa rede social, onde os pais vão dando informações da evolução do bebé e onde os familiares e amigos possam deixar mensagens de apoio. Desta forma, os futuros pais ficarão mais animados com o apoio vindo de longe! Também pode ser uma ideia para complementar o chá de bebé tradicional: a criação de um espaço virtual de partilha entre os pais e os convidados. Aí, poderá estar disponível a lista dos presentes, as informações relativas à festa, e poderão ser partilhadas as fotos que todos tenham tirado no dia da festa.

O que achaste destas dicas? Que outras ideias conheces para um chá de bebé? Partilha com aquela tua amiga/irmã/prima que está grávida estas dicas, ela irá gostar de saber!

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *