Olá! Na semana passada (mais precisamente a 23 de Maio de 2019) foi transmitida na RTP 1 uma reportagem no programa Linha da Frente, intitulada: “Perigos no prato”. Esta reportagem, deveras interessante no que respeita à segurança alimentar, lembrou-me que se calhar será necessário falar sobre estas questões mais vezes. Talvez ainda não estejamos, enquanto consumidores, tão atentos como devíamos aos perigos no prato a que estamos sujeitos todos os dias.
A Reportagem
Para quem não assistiu, deixo aqui a ligação para que o possa fazer e perceber do que estou a falar. Parece-me importante assistir à reportagem para perceber a dimensão do que tudo aquilo que está em causa! Por um lado, deveremos manter-nos informados, enquanto consumidores, para podermos fazer de forma consciente as escolhas que entendermos serem as melhores para nós. Mas por outro lado, só possuindo essa informação é que poderemos exigir, àqueles a quem adquirimos comida, mais transparência nos processos e na informação que nos disponibilizam.
Sistemas de Controlo
Já falei aqui sobre o que é o HACCP e o que garante. Mas a verdade é que este sistema preventivo que pretende dotar o mercado de produtos seguros para a saúde dos consumidores, não pode ser dissociado da indústria alimentar a que todos temos necessidade de recorrer. Nomeadamente os pequenos produtores, deverão ter informação sobre a segurança alimentar para evitar ao máximo situações que possam colocar os consumidores em perigo. Deveremos ser mais responsáveis, enquanto produtores, e mais conscientes de que existem consequências (possivelmente graves) para os consumidores dos nossos produtos.
Corantes e Aditivos
Durante a reportagem é dito: “A segurança alimentar vai muito para além de saber lavar as mãos e a verdade é que aquilo que comemos tem cada vez mais origem num pacote qualquer.”. Quando fiz, aqui no blog, a comparação entre Bolo Caseiro ou Bolo Feito em Casa falei disso mesmo. Quando se compram preparados de bolos para fazer bolos e vendê-los como caseiros porque foram confeccionado em casa, o consumidor está a ser enganado. Pois comprou um produto supostamente não industrializado, que afinal de contas está na mesma carregado de E´s (aditivos e/ou corantes)…
Alergia e Intolerância Alimentar
Como vem explícito na reportagem, alguns corantes e aditivos poderão originar situações de alergia e/ou intolerância alimentar nos consumidores. Além disso, a consciência de que alguns alimentos por si só poderão constituir um perigo de alergia/intolerância apenas por contacto podendo despoletar reacções alérgicas severas no consumidor com este tipo de patologia, é de extrema importância. Contudo, de baixo conhecimento por parte dos produtores. Por isso, enquanto consumidores, devemos garantir que os produtores a quem adquirimos alimentos dispõem dos conhecimentos necessários neste aspecto.
A segurança alimentar
Por todos estes motivos, na JoaninhaDoce, os produtos utilizados na confeccção são produtos de verdade, sem pacotes de pré-preparados. E quando há necessidade de utilizar produtos embalados há sempre o cuidado de verificar as respectivas composições para garantir o mínimo de produtos artificiais nos meus bolos caseiros.
Assim, esta reportagem deverá ser um grande alerta para muitas pessoas (produtoras e consumidoras).
E tu? Tinhas noção da dimensão daquilo que foi abordado nesta reportagem? Tens esta preocupação na tua alimentação?
Beijinhos doces
Joana Tedim
0 comentários