Quilos de bolo ou bolos ao kg? Eis a questão!

Debati-me com esta questão no início, quando comecei a fazer bolos decorados na JoaninhaDoce. Mas cedo percebi que o tempo que o meu trabalho necessitava para atingir os níveis de exigência e perfeição que eu tinha, tornavam impossível a venda dos meus bolos com base no seu peso. Eu criava (e crio) bolos decorados exclusivos para cada situação. E isso não é compatível com a proporção de peso que os meus bolos têm!

Quilos de bolos nas pastelarias

É normal pensarmos na venda de bolos ao quilo. Foi assim que vimos acontecer toda a nossa vida… Esta é uma lógica que faz sentido em algumas situações, como é o caso dos bolos que encontramos nas vitrinas das pastelarias. Bolos que são todos idênticos, com os mesmos ingredientes e decorações iguais. Massas com pouco sabor mas muito amarelinhas. E cremes para os recheios sempre 2 ou 3 variedades, pouco mais. Assim, aqui há quantidade, não há exclusividade! Por isso, fará sentido estipular um valor para cada quilo de bolo. Assim, se o bolo for maior, pesa mais, fica mais caro. Se o bolo for mais pequeno, pesa menos, fica menos dispendioso.

Quilos de bolo decorados

Nos bolos decorados é diferente. Posso falar pelo trabalho que desenvolvo nos meus bolos. Nos outros não sei se funciona da mesma forma. Mas aquilo em que me baseio é sempre na minha experiência enquanto cake designer. Nos meus bolos tenho massas ricas em sabor, com textura fofa mas igualmente húmida. Recheios poderosos que fazem uma explosão de sabor na boca quando damos uma dentada numa fatia. E as decorações! As decorações exclusivas, em que nenhum bolo é igual a outro… Um trabalho manual, que exige inspiração, técnica, minúcia e tempo. São obras de arte exclusivas e que mais ninguém terá igual! Isto não é compatível com a quilos.

Pesos e contrapesos

Os bolos (massas e recheios) na JoaninhaDoce são bastante pesados. São massas que faço com ingredientes de verdade. Ingredientes a sério, reais. Por isso, não uso pré-preparados nem nada artificial. São os típicos bolos caseiros feitos de raíz. Os recheios a mesma coisa! Isto resulta em bolos bastante pesados, apesar de às vezes aparentarem serem bolos pequenos. Ora, se vendesse os meus ao peso, por um lado, seria injusto para o cliente que pagaria bastante por pouco bolo e por outro lado, para mim também não seria justo estar a vender o peso das  decorações que por vezes são super leves mas podem levar horas a fio a ficarem concluídas.

Então qual a solução?

A solução no meu caso passa por orçamentar todos os pedidos que me chegam com base no tipo de decoração que é desenvolvida! E agora tu deves estar a perguntar-te: Mas como é que sabes qual a quantidade de bolo necessária se não calculas o peso? Os tamanho dos bolos é sempre sugerido por mim tendo em conta o nº de convidados da festa. Calculo as fatias que cada bolo rende e chego ao tamanho ideal para cada situação. Assim, ninguém sai injustiçado.

E tu? Já tinhas pensado nesta perspetiva? Também costumas fazer “as contas” dos bolos ao kg?

Autoria: Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *