Olá!! Hoje, a minha afilhada faz anos! E hoje falo nela pois foi ela que, há poucos dias, me ensinou de verdade, quanto vale um bolo decorado!! Assim parece estranho?! Eu explico!!
Desde que a pequena se lembra de ser gente que faço todos os bolos decorados para os aniversários dos sobrinhos!! Por isso, ela não se lembra de mim a fazer outra coisa profissionalmente senão bolos decorados e festas temáticas! E muitas vezes diz-me com orgulho (quando se fala em bolos): “Madrinha, tu és a JoaninhaDoce!”.
Como percebi quanto vale um bolo
Há uns dias quando lhe perguntei, como é habitual, qual o tema do bolo deste ano, fiquei surpreendida com o desenrolar da conversa… Então, a miúda de 7 anos (feitos hoje) surpreendeu todos ao indicar perfeitamente todos os bolos decorados que eu lhe tinha feito nos aniversários anteriores, sem esquecer de nenhum! Foi aí que percebi o valor dos bolos que lhe tinha feito! Em todos eles, ela vibrou quando lhe abri a caixa e revelei o que vinha lá dentro. Primeiro, confere que o tema foi o que ela pediu, e depois solta aquele “- Era mesmo isto que eu queria!!!”. Esta reacção vale todos os momentos em que a massa queimou e tive que fazer de novo… Os momentos em que já quase a dormir ainda acrescentei mais uma florzinha ou um pormenor…
Felicidade plena
As crianças são sinceras nas suas reacções! Elas não fingem, nem são politicamente correctas! Isso é o mais genuíno que podemos ter quando trabalhamos para elas! Que pais não se derretem ao ver a felicidade estampada nos olhos arregalados dos seus filhos, quando vêm o bolo decorado com o seu desenho animado preferido, ou do super-herói que tanto admiram?! E saber anos depois, que esses bolos ficaram marcados na sua memória, como momentos de felicidade, é a maior das gratificações. É ter a confirmação de que nesses momentos se sentiram verdadeiramente especiais!
Como um bolo fica na memória
Ao ver a minha afilhada recordar todos os bolos decorados que eu lhe tinha feito é que se fez o click. Mas “puxando a cassete atrás” já vi isto acontecer outras vezes. Por exemplo, no 3º aniversário da minha sobrinha mais nova fiz-lhe um bolo da Skye (Patrulha Pata). No ano seguinte, ao aproximar-se o aniversário da avó, diz-me ela: “- Podes fazer um bolo da Skye, como o meu, para a avó?”. Certamente, isto só pode significar que, o tanto que ela gostou do bolo queria que a avó também o sentisse!
Recordo ainda uma outra situação: no 10º aniversário do afilhado do meu marido fiz-lhe um bolo decorado dos Minions! Um ano mais tarde quando o priminho dele ia fazer o 4º aniversário, surpreendeu todos quando disse à mãe que queria um bolo dos Minions IGUAL ao do primo. Claramente lhe ficou na memória aquele bolo decorado durante um ano!
Quando tocas o coração das pessoas
Os olhos sorridentes de quem vê o bolo decorado, é a confirmação de que valeu a pena o investimento! Por isso é tão gratificante sabermos que através da nossa profissão fizemos alguém feliz, tocando o seu coração e deixando-lhe recordações felizes! Penso que será o mesmo que sente um músico, quando algum admirador lhe diz que a sua música o ajudou a superar alguma dificuldade! Ou o mesmo que um professor sente quando vê um antigo aluno seguir a sua área de ensino. Assim percebemos que a nossa profissão vale a pena!!
E tu? És feliz naquilo que fazes profissionalmente? Vês o sorriso nos olhos de quem recebe o teu trabalho? Qual a maior recompensa da tua profissão? Partilha comigo, eu gostava muito de saber!
Beijinhos doces
Joana Tedim
0 comentários