É dia de Natal! Por isso, um dos dias que mais gosto no ano! Família reunida em volta da mesa, que ostenta pratos típicos que são tradição e doces, muitos doces! Mas, apesar da comida, são as pessoas… as nossas pessoas… aquelas que durante o ano por vários motivos não estão tão próximas ou aquelas que estão sempre lá! Porque Natal é família! Não é à toa que celebrando-se o nascimento de Jesus a família se reúne, porque se pensarmos bem também é assim nas nossas casas, sempre que nasce um bebé a família se junta para felicitar os pais e conhecer a criança!
Natal também é…
…generosidade, altura de olharmos para fora e ver os outros à nossa volta! Geralmente nesta altura do ano, as pessoas ficam mais generosas, mais sensíveis, mais melancólicas porque o Natal desperta em nós esses sentimentos. Assim, nesta época pensamos mais nos outros, tentamos fazer alguma boa acção, ajudamos alguém em alguma circunstância mais debilitada… Isso é Natal! É pena que não seja Natal assim mais vezes ao longo do ano, porque o mundo seria muito melhor se todos nós tivéssemos estes actos de bondade mais vezes…
Mensagem de Natal
Esta é a primeira mensagem que te queria deixar neste dia que tanto gosto: vamos tentar fazer Natal mais vezes ao longo do nosso ano! Para isso, não precisamos de ter gestos muito significativos ou visíveis, basta por exemplo sorrirmos mais vezes, cumprimentar quando chegamos a algum sítio, comprar uma sopa para um sem abrigo… São tudo coisas que sendo pequenas farão certamente o dia do outro melhor. E são coisas que, se analisarmos bem, não nos custam tanto assim!
Natal na JoaninhaDoce
Antes de me dedicar às JoaninhaDoce a tempo inteiro, sempre trabalhei no dia 24 de Dezembro. Todos esses anos senti-me muito chateada por ter que o fazer! Sair do trabalho às 19h apensas me dava tempo para dar “meio” jeito ao cabelo e aparecer para jantar… E eu detestava isso! Queria ter tempo para dedicar aos meus, fazer brincadeiras com os miúdos e ajudar os graúdos a completar a mesa (no meu caso dos doces, porque é sempre com essa parte que fico!). Queria tempo em família, ainda antes de nos sentarmos à mesa. Por isso, desde sempre ficou claro para mim que fazer doces típicos de natal por encomenda não seria uma opção. Contudo, felizmente, o mês de Dezembro é sempre uma azáfama com os bolos de aniversário – cada vez tenho mais crianças que fazem aniversário em Dezembro e para quem faço os meus bolos com todo o carinho!
Um mininho para ti
Uma das coisas que gosto de comer no Natal são aquelas bolachas húngaras! Adoro!! Apesar de não ser um dos doces típicos de Natal, são muito práticos para irmos debicando ao longo da noite por entre jogos de tabuleiro e conversas! E como é Natal, vou dar-te um miminho especial: vou partilhar a receita das bolachas húngaras que faço!! Apesar de não ser uma receita original minha (ao contrário das receitas das massas e dos recheios que tenho nos bolos da JoaninhaDoce) é uma receita que funciona lindamente!! Adoro usá-la e se experimentares vais ver que também vais adorar o resultado!
A receita das bolachas húngaras que vou partilhar contigo é da autoria da Chef Rita Nascimento e podes encontrá-la no seu livro “Uma pastelaria em casa” ou também no seu canal de youtube.
Bolachas Húngaras
Ingredientes (cerca de 20 bolachas)
- 3 gemas de ovo cozido (sim!! é mesmo isto!! e é este o truque para ficarem maravilhosas!!)
- 100g de manteiga amolecida
- 75g de açúcar em pó
- 150g de farinha sem fermento (tipo 55)
- 50g de amido de milho (ou vulgarmente chamada de farinha maizena)
- Chocolate derretido para molhar as bolachas
Preparação
- Bater a manteiga com o açúcar até ter uma mistura cremosa.
- Passar as gemas de ovo por um passador de maneira a ficarem bem desfeitas e misturar de manteiga e açúcar.
- A esta mistura, juntar a farinha e o amido e envolver apertando a massa com as mãos até conseguir formar uma bola.
- Levar a bola de massa ao frigorífico (envolvida em película aderente) durante cerca de 20 minutos.
- Polvilhar a bancada e o rolo da massa com farinha e estender a massa até ter a espessura desejada (normalmente cerca de 0,5cm.
- Com o cortador de bolachas cortar a massa estendida e colocar as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
- Levar ao forno a 200ºC por cerca de 7-8 minutos (apenas até começarem a dourar).
- Depois de arrefecerem, mergulhar as bolachas pela metade no chocolate derretido.
- Colocar as bolachas com chocolate num tabuleiro forrado com papel vegetal a descansar até solidificar o chocolate (também é possível colocar no frigorífico para o chocolate solidificar mais rápido).
- Comer à vontade!!
Espero que experimente fazer esta receita em casa e que comproves que são as melhores bolachas húngaras que já comestes!! Se experimentares vem cá dizer o resultado!! Um feliz Natal!!!
Autoria: Joana Tedim
0 comentários