Recebo frequentemente, na JoaninhaDoce, pedidos de bolos baseados em fotografias vistas na Internet. Mas considero-me uma sortuda porque, na maioria das vezes que me chegam pedidos de bolos, deixam-me criar algo saído da minha imaginação. Contudo, muitas vezes o conceito que a pessoa procura para o seu bolo parte de uma imagem que viu/pesquisou na Internet. Claro que, nem sempre é fácil ter uma memória visual e criativa para imaginar um bolo de raiz e por isso aceito de bom grado que me enviem fotos de bolos que viram na Internet e que representam a ideia que pretendem para o bolo que me estão a pedir.

Os Bolos da Internet

Existem fotos de bolos lindíssimos, maravilhosos, com um trabalho incalculável pela Internet fora! Sim, existem! Por exemplo, bolos com 6,7 andares, carregados de flores modeladas manualmente, de cima a baixo. Apesar de serem possíveis de se fazer (porque se existe uma foto deles é porque eles existiram) são bolos em que só as flores demoram dias e dias seguidos a fazer. É um trabalho tão minucioso e demorado que se reflecte em termos de preço num valor muitíssimo elevado. Assim, não se torna viável representar um bolo destes com um valor que seja acessível a qualquer carteira.

Bolos de concurso

Muitos dos bolos lindíssimos e trabalhados que vemos nas fotografias pela Internet fora, são bolos que não são feitos para se comerem… Pois não! São bolos cenográficos, que foram realizados para exposições/concursos/feiras de cake design. Assim, a sua função não é servir um aniversário ou um casamento. Mas sim, ditar tendências, demonstrar técnicas, desenvolver, novos conceitos de modelagem, etc. Estes têm uma função específica e apesar de aparecerem na Internet junto dos outros que são comestíveis, estes têm um valor incalculável, pois são eles que fazem o mercado evoluir.

Bolos Fotocópia

Já falei disto no blog: não existem bolos iguais. Mesmo quando reproduzimos integralmente os elementos de outro bolo, a forma de modelar é diferente, o sentido estético é diferente, o jeito de cada pessoa é diferente. Por isso, nenhum bolo irá ficar igual a outro. Como é bom poder transmitir nos bolos que faço a minha essência, a minha visão e interpretação da decoração. Como é bom a autenticidade dos trabalhos criativos de cada um. Não só no cake design, mas em todas as áreas criativas que existem (artesanato, costura, design gráfico, etc.). Na JoaninhaDoce primo sempre pela originalidade! Mesmo quando tenho uma foto para me guiar, “imprimo” sempre o meu cunho pessoal, faço do meu jeito! Porque se a pessoa que me pediu o bolo veio ter comigo, é porque  reconhece a minha individualidade criativa enquanto profissional de cake design. Senão seria apenas mais uma no meio da multidão!

Então e tu? Alguma vez tinhas pensado nesta perspcetiva?

Autoria: Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *