Porque na semana passado falou-se aqui das bodas desde o 1º ao 20º aniversário de casamento. Esta semana continuamos com os significados das bodas de casamento como tinha prometido. Na JoaninhaDoce já fiz bolos e festas para celebrar bodas de Prata (25 anos) e de Bodas de Coral (35 anos). Mas vou deixar-te com mais simbologias para além destas!

Assim, esta semana falamos das bodas entre o 21º e o 50º aniversário de casamento.

21º aniversário: Bodas de Zircão

O zircão é um mineral com 3 características que fazem analogia a um casamento de 21 anos. A primeira, é mineral cristalino que representa a transparência da relação do casal. Por outro lado, tem como característica a possibilidade de assumir cores variadas (desde incolor, a amarelo dourado, vermelho, castanho ou verde) o que significa no casamento a capacidade de adaptação do casal às diferentes circunstâncias da vida. Por fim, o zircão é um material bastante sólido, capaz de resistir a erosões, processos geológicos, etc. e no casamento representa precisamente a solidez da relação que foi sendo adquirida com o passar dos anos em comum.

22º aniversário: Bodas de Louça

A louça tem como principal função servir comida ou bebida e a analogia que é feita com um casamento de 22 anos é precisamente que o casal continua a oferecer ao outro e à relação o seu melhor. Por outro lado, a louça necessita ser manuseada com cuidado para que não se parta ou rache, e da mesma forma no casamento, a relação precisa de muito carinho, amor e respeito, para evitar que hajam rachas (desentendimentos e discussões).

23º aniversário: Bodas de Palha

A palha é usada para uma infinidade de coisas, desde artesanato ou mesmo como fonte de combustão. Assim, ao fazer-se a analogia para o casamento de 23 anos, a palha representa a infinidade de coisa que o casal pode ainda construir. Certamente já houve muitas coisas pelas quais passou o casal que o fez amadurecer, mas que por outro lado permite que construam muito mais, dando beleza e sentido à relação.

24º aniversário: Bodas de Opala

Opala significa pedra preciosa, sendo que essa preciosidade reside no facto de atingir uma larga variação de cores que se alteram conforme o ângulo em que é observada. Assim, esta sua característica transparece para um casamento de 24 anos na medida em que nesta fase o casal precisa de ser  trazer ao de cima a beleza interior da sua união. Desta forma, esta é altura de dar mais cor e brilho à relação, reviver bons momentos, e redescobrirem-se um ao outro.

25º aniversário: Bodas de Prata

Nas bodas de prata muitos casais aproveitam para fazer a renovação dos votos, reunindo família e amigos. A prata é um metal nobre, maleável e que unindo-se, nomeadamente ao cobre, fica mais resistente. Um casamento com um quarto de século foi-se fortalecendo ao longo dos anos com todos os desafios e obstáculos que foram superando, tonando a relação mais nobre, mas também foi necessário cada um manter-se maleável para que fosse possível lidar com as diferenças entre ambos.

26º aniversário: Bodas de Alexandrita

A pedra Alexandrita, também conhecida como Olho de Gato, é uma pedra rara, de origem russa, que tem a capacidade de mudar a sua cor consoante a luz que nela incide. Assim, também num casamento com 26 anos, certamente muitas foram as vezes que foi necessário um ser a luz do outro para juntos avançarem contra as adversidades e se manterem unidos. Uma relação onde ambos se apoiam sem julgamentos é certamente algo raro e que não é fácil de se encontrar ou conseguir.

27º aniversário: Bodas de Crisoprásio

Um casamento a caminho da 3ª década é raro, solidificado pelos obstáculos, resistente aos momentos baixos e caracterizado pela persistência do amor. Assim a pedra utilizada para simbolizar o 27º aniversário de casamento é a crisoprásio, sendo a variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino (calcedônia) e raramente é encontrada nos dias de hoje.

28º aniversário: Bodas de Hematita

A hematita forma-se durante anos e anos, e é também conhecida como diamante-negro. O diamante-negro usava-se para aumentar a coragem. Assim, também no casamento com com 28 anos, as vivências foram-se acumulando ano após ano e é nelas que consiste a beleza da união, sendo que é necessário coragem para ter feito o caminho até aqui, mas também continuar a construí-lo.

29º aniversário: Bodas de Erva

Todos nós sabemos que os chás são uma opção de cura para problemas físicos, emocionais ou espirituais… As ervas têm a capacidade de provocar diversas sensações. Por isso, muitos foram os aromas que, ao longo dos últimos 29 anos de união, o casal foi partilhando – coisas boas que vão recordar, alegrias e amor mas também dificuldades superadas a dois.

30º aniversário: Bodas de Pérola

As pérolas são formadas dentro das ostras. Assim, as pérolas lembram-nos que o que interessa é o que está no interior. Por isso, o amor e o compromisso interior e verdadeiro com o outro foi o que fez com que os problemas enfrentados nas 3 décadas de união se transformassem em pérolas, ajudando a fortalecer o relacionamento.

31º aniversário: Bodas de Nácar ou Madrepérola

A madrepérola ou nácar encontra-se no interior das conchas. Por ser dura e brilhante representa na perfeição todos os anos de convivência no interior do casamento com 31 anos.

32º aniversário: Bodas de Pinho

Para os celtas, o pinho representa a árvore do nascimento, simbolizando a família. Além disso é um material muito resistente apesar de ter de passar por várias fases para conseguir tamanha robustez. Assim, também num casamento com 32 anos não é fácil manter acesso o sentimento forte que faça continuar a caminhar lado a lado, sendo que só se conseguirá com muito carinho e cuidado um com o outro.

33º  aniversário: Bodas de Criso

A crisólita (pedra que dá origem ao criso) é conhecida pelos gregos como a pedra de ouro, dizem que proporciona abertura a novas experiências. Assim também num casamento com 33 anos, se deve ser capaz de ter abertura para a inovação na relação e a capacidade de olhar o mundo com uma nova perspectiva para que desta forma se renove o amor do casal.

34º aniversário: Bodas de Oliveira

A oliveira é a árvore da paz. É resistente ao tempo adverso e citada na Bíblia como a árvore sagrada. Assim, neste 34º aniversário de casamento foi escolhida com símbolo de paz, tranquilidade e perseverança pela resistência às adversidades vividas na vida a dois ao longo dos tempos.

35º aniversário: Bodas de Coral

Os corais são formados a partir da acumulação de sedimentos ganhando forma e são de uma durabilidade imensa. Assim, também a relação de casal vai sendo moldada e construída ao longo do tempo tornando-se cada vez mais duradoura e forte pela superação das dificuldades. Por outro lado, os corais são de uma beleza rara e encontram-se no fundo dos mares servindo de abrigo a muitas espécies marítimas. Por isso, a analogia ao 35º aniversário de casamento prende-se com o facto de o casamento ser um abrigo/um porto seguro do casal.

36º aniversário: Bodas de Cedro

Esta árvore de grande porte é feita de uma madeira forte que resiste ao tempo e ao vento, sendo em alguns casos usada para fins medicinais. Assim, representa aqui a solidez de um casamento que atinge os 36 anos.

37º aniversário: Bodas de Aventurina

A aventurina é uma espécie de quartzo esverdeado que simboliza prosperidade. Sendo um pedra positiva acredita-se que purifica mental e emocionalmente devolvendo o equilíbrio para corpo. Assim, estas bodas transportam para o casal um efeito relaxante provocando uma sensação de bem estar que traz paz aos seus corações, inspirando a paciência e encorajando à tolerância.

38º aniversário: Bodas de Carvalho

Sendo o carvalho uma das mais antigas árvores da floresta, significa que será também das mais sábias devido à sua antiguidade. Por isso, utilizando esta analogia, o casal nesta fase possui já conhecimento suficiente para resolver os seus problemas, incluindo os da sua família também, mantendo a família unida.

39º aniversário: Bodas de Mármore

Assim como a pedra calcária precisa ser polida para se transformar num bonito mármore, também o casamento necessita nesta altura do mesmo para voltar a brilhar. Assim, aqui tem-se em conta todas as situações que o casal já ultrapassou e as que ainda poderão surgir, sempre com uma perspectiva de construir algo cada vez mais bonito.

40º aniversário: Bodas de Rubi

O rubi é vermelho vivo, cor da paixão. Mas também é a pedra mais dura da natureza, por isso estas bodas representam uma paixão resistente e duradoura que resulta num casamento sólido e nobre (por não estar ao alcance de qualquer um!).

41º aniversário: Bodas de Seda

A seda era a mercadoria mais valiosa na China na antiguidade. O fio delicado e brilhante que resulta do trabalho minucioso do bicho-da-seda e por isso, significa a suavidade, subtileza e riqueza da relação nesta fase.

42º aniversário: Bodas de Prata Dourada

A prata dourada traz ao de cima o vigor, a inteligência e a nobreza da peça, assim como um casamento que deverá ser pautado por estas características decorridos 42 anos dos votos iniciais.

43º aniversário: Bodas de Azeviche

O Azeviche ou âmbar negro é produzido de forma orgânica por plantas e animais. Por isso, ele representa nesta aniversário o comprometimento e cumplicidade do casal.

44º aniversário: Bodas de Carbonato

O carbonato pode ser encontrado em grutas ou cavernas e caracteriza-se por ser formado por cristais naturalmente cimentados que se transformam numa massa compacta. Assim também num casamento com 44 anos o casal já cimentou os seus sentimentos numa massa compacta que os une há tantos anos.

45 anos: Bodas de Platina ou Safira

Nas bodas de 45 anos a safira representa a afeição de quem nos é querido. Assim, muitos foram os momentos partilhados a dois, uma vida em conjunto que foi construída e isso apenas se consegue com amor, admiração e afeição pelo outro. Por outro lado, a platina é um metal sólido mas maleável, muito nobre e de difícil oxidação sendo bastante duráveis e resistentes aos desgastes do tempo. Por isso, representa nestas bodas a estabilidade, coragem e autoconfiança do casal que conseguiu manter coesa a relação ao longo do tempo.

46º aniversário: Bodas de Alabastro

O alabastro é uma espécie de mármore branco, translúcido e suscetível ao polimento, por isso nestas bodas represente a prosperidade e fartura.

47 º aniversário: Bodas de Jaspe

O jaspe é uma pedra semi-preciosa, dura, opaca e normalmente surge na natureza apresentando a cor vermelha. Nestas bodas simboliza uma verdadeira conquista, porque é uma verdadeira conquista construir a cada dia um relacionamento com mais união entre o casal.

48º aniversário: Bodas de Granito

O granito é fruto de várias aglomerações, tal como uma relação com 48 anos deve ser fruto de vários elementos como a amizade, o amor, o companheirismo e a cumplicidade.

49º aniversário: Bodas de Heliotrópio

Do grego, “helios” significa sol e “tropos” significa direcção, este mineral é capaz de reflectir os raios solares numa cor avermelhada. Também conhecido como pedra do sangue, acredita-se que este mineral tem um grande poder curador ajudando a purificar e limpar o organismo daquilo que é impuro. Assim, nestas bodas faz a associação à calmaria, pureza e longevidade da relação de 49 anos.  

50 anos de casamento: Bodas de Ouro

O ouro é um dos metais mais reconhecidos, valiosos e belos que existe, sendo sinónimo de riqueza e fartura. Nas bodas de 50 anos simboliza a nobreza da união do casal que se manteve firme e forte na sua vontade inicial de estarem juntos. Por isso, esta é a celebração de um amor inquebrável que superou tudo e todos.

Na próxima semana terminamos o ciclo das bodas e da sua simbologia.

Autoria: Joana Tedim

Categorias: Festas

1 comentário

Bodas de Casamento: 51 a 80 anos - JoaninhaDoce · 19/12/2019 às 21:29

[…] aqui, na semana passada sobre as bodas de casamento desde o 21º ao 50º aniversário. Como prometido, […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *