Olá! Falo algumas vezes aqui no blog das festa que vou organizando e criando para os mais variados momentos através da JoaninhaDoce. As festas são algo que, no geral, a maioria das pessoas gosta de organizar. Mas organizar uma festa implica isso mesmo: ORGANIZAR!! E isso nem sempre é assim tão simples… Seja para encomendar um bolo ou organizar uma festa, a primeira coisa a fazer é definir a lista dos convidados que queremos que estejam presentes. Por isso, esta semana apresento-te os 5 principais motivos que fazem da lista de convidados o primeiro passo para um festa bem sucedida!

A forma mais simples de fazer uma lista de convidados (e a que eu mais gosto e conheço) é a mais antiga! Ou seja, pegar em papel e caneta e ir escrevendo os nomes das pessoas que pretendemos convidar. É a partir deste papel que vamos definir quase tudo o que precisamos para a festa.

1. Espaço físico

Ao definirmos a lista de convidados conseguimos facilmente saber qual o número total de pessoas com as quais pretendemos festejar. Assim, com este número definido conseguimos analisar se é viável ou não realizar a festa em casa (por exemplo). Desta forma, avaliamos se temos espaço físico suficiente dentro de casa ou no jardim para poder albergar todos os convidados da lista. Por outro lado, se através da lista de convidados feita percebemos que não dispomos de espaço suficiente em casa, podemos optar por festejar noutro local. Contudo, continuamos a precisar de saber quantos convidados teremos para saber se os locais que procuramos têm espaço suficiente para todos.

2. Organização dos contactos

Definida a lista dos convidados torna-se mais fácil perceber quem deve ser contactado para ser convidado a estar presente na festa! O contacto pode ser feito de várias formas. Actualmente existem imensas possibilidades através das redes sociais, email, telefone, etc. Se optarmos por convite físico a lista ajuda imenso na definição do número de convites que será necessário produzir. Por outro lado, à medida que os convidados vão sendo contactados, e vão confirmando as suas presenças, deve-se utilizar a lista para ir actualizando esta informação. Assim, a qualquer momento se consegue perceber qual o ponto de situação. Se falta contactar alguém, se houve alguém que ainda não deu resposta, a lista actualizada vai ajudar a identificar.  No caso de pretender fazer lembranças a lista é igualmente útil para saber quantos terá de produzir.

3. Organização do espaço

Se vai realizar uma festa com refeição em lugares sentados, a lista de convidados é meeeeesmo essencial! Saber ao certo quanto lugares precisa colocar na mesa, quantos cadeiras/bancos precisa para sentar as pessoas. Assim, com a lista de convidados dificilmente alguém será esquecido! Se por um lado, não é muito agradável um convidado chegar à festa e não ter um lugar para se sentar quando todos os outros têm, por outro, se isto acontece denota alguma falta de organização por parte dos anfitriões da festa (o que não é muito agradável)… Desta forma, todos os convidados são contemplados nos seus lugares e certamente se sentirão mais acarinhados e confortáveis.

4. O que servir

Se não soubermos quantos vamos servir, não sabemos o quanto temos que servir! Esta é das premissas mais importantes para mim na organização das festas! Tanto nas que faço a título pessoal como nas da JoaninhaDoce! Inevitavelmente, as celebrações envolvem comida! Por isso, se não soubermos quantos convidados vamos ter, não conseguimos saber quais as quantidades/variedades que vamos precisar. Assim, a definição do número de convidados ajuda a perceber que quantidades devem ser encomendadas/confeccionadas de maneira a que a quantidade de comida seja adequada ao número de convidados da festa. Desta forma, evitamos que falte comida ou diminuímos o desperdício, evitando que sobre quase tudo…

5. Adequar à necessidades

Sou apologista que na lista de convidados devem constar toooooodos os convidados. Depois de ter a lista com todos os nomes é que se identificam os adultos, as crianças e os bebés. Isto porque, por exemplo, se há um bebé e a refeição é sentada, apesar de ele não comer a refeição normal vai ocupar um lugar na mesa. Por outro lado, existindo crianças na festa podemos ponderar se contratamos algum serviço específico para elas. Se justificar, podem alugar insufláveis, serviços de pinturas faciais ou simplesmente preparar um cantinho dedicado a elas com jogos e brincadeiras adequados à sua faixa etária. Certamente que, com estes cuidados os convidados com filhos pequenos se sentirão mais disponíveis para aceitarem o convite!   

Tomaste nota destas dicas? Ou ainda achas que elaborar a lista de convidados não serve de muito? Também usas a lista de convidados para organizar as tuas festas?

Beijinhos doces

Joana Tedim


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *